ABB permitirá integração de renováveis em microrrede em ilha do Alasca

2014-09-22 - Solução inovadora permitirá à ilha Kodiak integrar mais energia renovável e estabilizar fornecimento de eletricidade ao longo de sua microrrede remota e isolada

Zurique, Suíça, 12 de setembro de 2014 – ABB, o grupo líder em energia e automação, irá instalar sua PowerStore, uma tecnologia de carcaça de volante comercial integrada para incorporar com um sistema de bateria na Ilha Kodiak no Alasca, para permitir a integração de mais energia renovável a partir de uma fazenda eólica expandida para sua microrrede e também para chamar a atenção para desafios de estabilidade que surgirão de uma atualização no guindaste, sendo encarregado de aperfeiçoar suas operações em porto. O projeto está sendo empreendido em nome da Kodiak Electric Association (KEA), uma cooperativa elétrica que pertence aos residentes da ilha.

A Ilha Kodiak, ao largo da costa sul do Alasca, é a segunda maior ilha nos Estados Unidos. Sua população de 15.000 pessoas vive em apenas sete comunidades, a maior na cidade portuária de Kodiak. A KEA opera uma microrrede que gera virtualmente todos os seus 28 megawatts (MW) de capacidade elétrica de hidroenergia e eólica.

A Cidade de Kodiak, em conjunto com a Horizon Lines, recentemente decidiu atualizar seu guindaste existente por um guindaste acionado eletricamente ao invés de um acionado a diesel e expandir suas capacidades. Espera-se que a instalação do guindaste maior gere flutuações de energia que possam ser particularmente desestabilizantes para uma rede isolada como a presente na Ilha Kodiak. A resposta dinâmica do PowerStore para eventos transitórios, tais como aqueles esperados do novo guindaste, bem como a habilidade de realizar ciclos de carga e descarga infinitos sem degradar a expectativa de vida do PowerStore, fazem dele um ajuste ideal.

“Expandir as operações do guindaste no porto representou um desafio, pois significou que nós deveríamos confiar mais fortemente em nossos geradores à base de combustível fóssil,” disse Darron Scott, presidente e diretor executivo da KEA. “A solução da ABB não apenas nos permitirá cortar os picos de cargas de guindastes, mas também reduzirá as tensões localizadas em nossos sistemas de baterias e estender suas vidas úteis.”

A solução da ABB incorpora dois geradores de estabilização de rede de 1 MW PowerStore que têm como base um volante de rápida ação, giratório com inversores da ABB para armazenar energia de curto prazo para absorver e/ou injetar ambas energias reais e reativas na microrrede. O PowerStore pode comutar de uma carga de potência total para uma descarga de potência total em menos de 5 mili segundos. Além de prover apoio de tensão e frequência para o novo guindaste, as unidades do PowerStore irão estender a vida de dois dos sistemas de bateria de 1,5 MW e ajudar a administrar as intermitências da fazenda eólica de 9 MW da ilha.

“Locais remotos, como ilhas, podem ser ricos em fontes de energia renovável, mas a natureza intermitente faz de sua integração na rede de energia um desafio,” disse Claudio Facchin, responsável por Sistemas de Potência da ABB. “A solução inovadora de microrredes da ABB, como neste caso, inclui tecnologia de estabilização de rede que permite alta penetração de geração de energia renovável, e sistemas de controle distribuídos que proveem administração de energia inteligente e operação de planta de energia híbrida eficiente.”

O PowerStore é uma das duas tecnologias centrais que compõem o Microgrid Plus da ABB, possibilitando a penetração de energias renováveis de até 100% e facilitando sua integração em uma microrrede com um alto nível de estabilidade de rede. A segunda tecnologia central é o sistema de controle de microrrede descentralizado MGC600, que consiste em módulos de controle distribuídos ao longo de áreas de microrrede. Estes módulos se comunicam entre si em uma frequência peer-to-peer [compartilhado sem servidor], provendo um alto nível de flexibilidade e redundância.

A ABB desenhou e entregou soluções para mais de 80 microrredes ao redor do mundo, para uma vasta variedade de aplicações.

ABB (www.abb.com) é líder em tecnologias de energia e automação que permitem aos clientes de concessionárias, indústrias, e transporte e infraestrutura melhorarem o desempenho, ao mesmo tempo em que reduzem o impacto ambiental. O Grupo ABB de empresas opera em cerca de 100 países e emprega aproximadamente 145.000 pessoas.


Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube