Primeiro Prémio de Investigação da ABB em Homenagem a Hubertus von Grunberg, atribuído a Dr. Jef Beerten

Dr. Jef Beerten de KU Leuven, Bélgica, recebe uma bolsa de 300.000 dólares americanos durante os próximos três anos para uma investigação, já em curso, na vanguarda das tecnologias energéticas.

Dr. Jef Beerten, da Universidade de Leuven (KU Leuven) e EnergyVille, com uma bolsa de pós-doutoramento da Research Foundation – Flanders (FWO), Bélgica, é o primeiro a receber o Prémio de Investigação ABB em Homenagem a Hubertus von Gruenberg. Numa cerimónia diante de mais de uma centena de investigadores internacionais, o Dr. Beerten foi reconhecido pela sua tese de doutoramento, “Modeling and Control of DC Grids.” Foi escolhido entre 69 candidatos de conceituadas instituições de todo o mundo, representando uma ampla gama de disciplinas. Dedicado ao antigo Presidente da ABB, Dr. Hubertus von Gruenberg, o prémio reconhece trabalhos académicos notáveis nas áreas da energia e automação e é acompanhado de uma das maiores bolsas de investigação do seu tipo. Será atribuído a cada três anos.

“Como líder de tecnologia pioneira e um campeão global na área digital, estamos satisfeitos por apoiar atividades de investigação pioneira ligada à Energia e à Quarta Revolução Industrial,” afirmou o CEO da ABB Ulrich Spiesshofer. “Felicito o Dr. Jef Beerten, cujo trabalho se destaca pela sua aplicabilidade aos problemas do mundo real no campo da potência e automação.”

Da esquerda para a direita Peter Voser, Presidente do Conselho de Administração ABB; Ronnie Belmans, KU Leuven; Hubertus von Gruenberg, antigo Presidente da ABB; Jef Beerten, galardoado com o prémio, KU Leven; Ulrich Spiesshofer, CEO da ABB; Bazmi Husain, ABB Chief Technology Officer.


A dissertação de Jef Beerten disponibiliza novos conhecimentos sobre fenómenos que regem a estabilidade de redes de corrente contínua de alta tensão (HVDC) em interação com redes de corrente alternada de alta tensão (HVAC). Ligações HVDC ponto a ponto já são utilizadas e oferecem um método mais eficiente e de baixo custo para transporte de grandes volumes de energia a longa distância. Redes malhadas HVDC em interação com infraestruturas existente de CA oferecem uma solução de distribuição de energia renovável eficiente e a baixo custo para o local onde será efetivamente consumida. As atuais ferramentas para o estudo em larga escala de sistemas de energia (por exemplo, a uma escala continental) são, porém, normalmente concebidas para compreender o comportamento específico para redes de corrente alternada. Jef Beerten desenvolveu novas ferramentas, modelos e métodos para projetar e controlar redes de malhadas HVDC, as quais utilizam conversores eletrónicos de potência de comutação rápida para a conversão CA-CC, de modo a melhorar a compreensão de como as redes HVAC atuais irão interagir com as futuras redes HVDC.

Jef Beerten obteve o seu doutoramento em 2013 com as congratulações do Conselho de Examinadores (as mais altas honras em KU Leuven). Há oito anos que integra o grupo de pesquisa do Prof. Dr. Ronnie Belmans — seu conselheiro de doutoramento — como um dos seus membros centrais.

Sobre a atribuição do prémio, o Dr. Beerten afirmou: “Estou orgulhoso e muito satisfeito por poder aceitar este prémio excecional. Gostaria de agradecer à ABB pela bolsa e pela oportunidade única de continuar o meu trabalho no campo dos sistemas de energia elétrica. Esta nova pesquisa desafia as abordagens anteriores para a modelagem, controlo e operação de redes elétricas. Recorda-nos que temos de adotar estas mudanças ao desafiar os paradigmas existentes e a pensar fora da caixa.”

Com este prémio de investigação, a ABB oferece à próxima geração de investigadores o apoio necessário para prosseguirem as suas ideias e visões enquanto trabalham para desenvolver e apresentar resultados inovadores às comunidades científicas e empresariais internacionais.

A seleção do premiado foi determinada por um júri internacional composto por: Prof. Robert Armstrong, Massachusetts Institute of Technology (MIT); Prof. Ulrike Grossner, Eidgenössische Technische Hochschule (ETH Zürich); Prof. Nina Thornhill, Imperial College London; Prof. Zheyao Wang, Tsinghua University, Peking; Bazmi Husain, Diretor de Tecnologia da ABB; e Dr. Hubertus von Grunberg, Presidente do Conselho de Administração do Grupo ABB entre 2007 a 2015.

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder em tecnologia pioneira em produtos de eletrificação, robótica e movimento, automação industrial e redes de energia servindo clientes de empresas de serviços públicos, da indústria, transporte e infraestruturas de forma global. Há mais de quatro décadas, que a ABB escreve o futuro da digitalização industrial. Com mais de 70 milhões de dispositivos conectados através da sua base instalada de mais de 70 000 sistemas de controlo em todos os segmentos de clientes a ABB está idealmente posicionada para beneficiar da Energia e Quarta Revolução Industrial. Com uma herança de mais de 130 anos, a ABB opera em mais de 100 países, com cerca de 135 000 colaboradores. www.abb.com.

Busca