ABB entrega conexão eólica DolWin2

2017-06-19 - A ABB comissionou e entregou com sucesso o link de transmissão offshore DolWin2 ao operador do sistema de transmissão Holandesa e Alemã, TenneT.

O DolWin2 é o terceiro projeto de conexão eólica offshore que a ABB executa para a TenneT no Mar do Norte alemão, na sequência de BorWin1 e DolWin1. A ligação em corrente contínua de alta tensão (HVDC) conecta fazendas eólicas offshore à rede no continente e tem capacidade para alimentar mais de um milhão de residências com energia renovável. A DolWin2 suporta o plano alemão “Energiewende”, que objetiva gerar mais de 6,5 gigawatts (GW) de energia eólica offshore em 2020 e 15 GW em 2030.

“Estamos muito felizes por termos comissionado e entregado com sucesso o projeto DolWin2 e queremos agradecer à TenneT por sua contínua confiança e cooperação”, disse Cláudio Facchin, Presidente da divisão Power Grids da ABB.

“A HVDC é a tecnologia preferencial para transmissão confiável e eficiente de grandes quantidades de energia por longas distâncias com perdas mínimas. Ela é ideal para integrar energias renováveis remotas à rede e desempenha um papel essencial para fazer da ABB um parceiro preferencial em tornar possível uma rede mais robusta, inteligente e amiga do ambiente, em linha com nossa estratégia Next Level”.

O link de 916 megaWatts (MW) emprega a HVDC Light® da ABB, a tecnologia desenvolvida com base na Voltage Source Converter” (VSC), e inclui uma estação conversora de 320 quilovolts (kV) na plataforma a cerca de 45 km da costa. A estação conecta até três fazendas eólicas offshore à rede elétrica continental alemã. Para a ABB, o escopo do projeto incluiu o design, fornecimento, instalação e comissionamento das estações conversoras compactas offshore e em terra, bem como os sistemas de cabos submarinos e subterrâneos.

A ABB foi pioneira na tecnologia HVDC Light, com base na VSC, há 20 anos, e hoje é a líder do mercado, tendo entregado 19 dos 25 projetos de HVDC por VSC que já foram comissionados no mundo até o momento. Em sua capacidade máxima, a tecnologia chega atualmente a ±640 kV e pode entregar 3.000 MW – eletricidade suficiente para alimentar vários milhões de residências, que permite a transmissão de energia por mais de 2.000km. O design do sistema torna possíveis estações conversoras compactas – um grande benefício em aplicações como geração eólica offshore e interconexões.

Sobre a ABB – A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder nas tecnologias pioneiras de produtos para eletrificação, robótica, automação industrial e elétrica, atendendo globalmente concessionárias de energia e clientes industriais, bem como de transportes e infraestrutura. Continuando mais do que uma história de 125 anos de inovação, a ABB está, hoje, escrevendo o futuro da digitalização industrial e conduzindo a Quarta Revolução Industrial e da Energia. A ABB opera em mais de 100 países com aproximadamente 132.000 funcionários www.abb.com

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube



Busca



ENTRE EM CONTATO

  • Informações para a imprensa
  • Imagem corporativa
  • www.imagemcorporativa.com.br

    Paula Janer
    Telefone: +55 11 3526-4572
    paula.janer@imagemcorporativa.com.br

    Adélia Chagas
    Telefone: +55 11 3526-4538
    adelia.chagas@imagemcorporativa.com.br

    Bárbara Pereira
    Telefone: +55 11 3526-4562
    barbara.pereira@imagemcorporativa.com.br

    Isabella Ortega
    Telefone: +55 11 3526-4588
    isabella.ortega@imagemcorporativa