A ABB irá mostrar pela primeira vez, seu sistema de cabeamento recentemente desenvolvido de 525 kilovolts de corrente direta de alta tensão (HVDC). Este será o cabeamento HVDC extrudado mais potente do mundo, e irá mais que o dobro de fluxo de energia, de até 2,6 gigawatts e distância de extensão de até 1500 km, enquanto mantém perdas de transmissão sob controle. Além de outras aplicações, espera-se que esta inovação faça uma contribuição significativa para a integração de renováveis e interconexões.
Outra tecnologia que terá sua primeira demonstração é a última geração do Static Var Compensator (SVC) Light, uma parte do portfólio de FACTS - Flexible Alternating Current Transmission Systems (Sistemas de Corrente Alternada Flexível da ABB). O novo SVC Light tem um desenho compacto e versátil que permite soluções híbridas e é adequada para conexões de redes diretas e com menos transformador, para tensões de sistema de até 69 kilovolts (kV).
Uma das exposições mais visíveis será a nova geração da subestação isolada a gás (GIS) de 145kV (kilovolts), incorporando um desenho modular simplificado de baixo peso, reduzindo o uso de gás isolante SF6 em até 60%. O último motor de comutação 420kV PASS híbrido compacto, integrando as funções de um disjuntor de circuito, desconector e chave de aterramento, bem como transformadores de corrente e tensão em um único produto também serão apresentados. Este produto é unicamente desenhado para permitir a rotação de buchas de posição de serviço para transporte, facilitando movimento mais fácil e instalação rápida. A ABB também fornecerá uma atualização nas últimas inovações da empresa em áreas como gestão de gás SF6 e outras iniciativas eco-eficientes.
A ABB também irá demonstrar como tecnologias inteligentes estão crescentemente sendo empregadas para energizar a rede digital. Isto inclui um conceito de subestação digital que mostra como produtos importantes, tais como transformadores e motores de comutação, estão se tornando inteligentes de forma crescente. Também destaca as últimas ofertas em sistemas de comunicação como as novas unidades de fusão independentes FOX 615 e SAM600.
Esta inteligência também está sendo estendida para a gestão de ativos através da integração de informações e tecnologias operacionais, mostradas como parte da solução Asset Health Center da ABB, combinando a vasta competência da ABB e base instalada e o portfólio do software Ventyx da empresa. Ainda falando em serviços, a ABB está mostrando uma ferramenta de serviço não intrusiva inovadora que usa raios X ou radiografia para inspecionar o motor de comutação de alta tensão.
Um dos destaques será a experience zone HVDC, uma tecnologia pioneira explorada pela empresa há 60 anos. Alguns dos componentes de tecnologia HVDC principal, tais como cabos, semicondutores, conversores e o disjuntor HVDC híbrido inovador que resolveu um quebra-cabeça de 100 anos e trilhou o caminho para mais redes c.c. interconectadas, também serão exibidos.
A ABB também apresentará a MicrogridPlusTM, sua solução inovadora para a integração de energias renováveis em uma micrograde, para melhorar confiança e eficiência.
A ABB (www.abb.com) é líder em tecnologias de energia e automação que possibilita a utilidade e aos clientes da indústria melhorarem seu desempenho, enquanto diminui o impacto ambiental. O Grupo ABB de empresas opera em cerca de 100 países e emprega aproximadamente 145.000 pessoas.