A ABB vende o negócio de cabos à NKT Cables

21-09-2016 - Zurique, Suíça. A NKT Cables irá adquirir o negócio global de cabos de alta tensão da ABB, pelo valor total de 836 milhões de euros (934 milhões de dólares). Os cabos de alta tensão são componentes essenciais das redes de eletricidade sustentáveis, utilizados para o transporte de grandes quantidades de eletricidade por longas distâncias. Este negócio faz parte da divisão Power Grids, que está neste momento a passar por uma revisão estratégica.
  • Forças que se complementam para criar um líder na indústria de cabos.
  • A ABB e a NKT Cables assinaram um acordo de parceria estratégica a longo prazo.
  • A venda representa um valor total de 836 milhões de euros (934 milhões de dólares)
  • Esta venda demonstra o compromisso da ABB com a gestão ativa da sua carteira.

A NKT Cables projeta, fabrica e fornece cabos elétricos de baixa, média e alta tensão, principalmente para corrente alternada (AC). Tem as suas principais fábricas na Europa e na China e escritórios por todo o mundo. Emprega cerca de 3.200 pessoas. Em 2015 o volume de negócios foi de 1.200 milhões de euros.

Ulrich Spiesshofer, CEO de ABB comentou sobre a transação: "Estamos a combinar duas importantes áreas de negócio, do setor dos cabos, enraizadas numa herança nórdica comum. Esta colaboração irá possibilitar uma capacidade competitiva numa escala mais alargada, sob a direção da NKT Cables, mantendo o acesso ao mercado graças a esta parceria estratégica de longo prazo. A combinação do nosso negócio de nicho de sistemas de cabo com a capacidade da NKT Cables, demonstra o nosso compromisso com uma gestão ativa da carteira, que é fundamental para a nossa estratégia Next Level. "
A tecnologia e a capacidade de fabrico de cabos de alta tensão da ABB, juntamente com a localização geográfica dos seus serviços é altamente complementar às atividades da NKT Cables, a parceria das duas empresas responde de forma ideal à crescente procura de sistemas de cabos de longa distância. Espera-se que a escala operacional, combinada com o alcance global das duas empresas, conduza à prestação de um serviço, aos clientes globais, ainda melhor do que já é atualmente.

Michael Hedegaard Lyng, presidente e CEO da NKT Cables acrescentou: "O negócio de cabos de alta tensão da ABB irá fortalecer muito a nossa carteira e, com isso, teremos uma capacidade de produção acrescida. Contamos com a tecnologia, competência e colaboradores altamente qualificados para fazer crescer este negócio. Estamos ansiosos para desenvolver a nossa parceria de longo prazo nos projetos de futuro por todo o mundo. "

A área de negócio dos cabos da ABB oferece soluções chave na mão que incluem design, engenharia, fornecimento, instalação, comissionamento e manutenção. O volume de negócios foi de 524 milhões em 2015, emprega cerca de 900 pessoas, tem uma capacidades de produção de excelência e possui instalações de investigação e desenvolvimento de cabos submarinos e cabos de alta tensão subterrâneas em Karlskrona, na Suécia. A transferência de ativos inclui um navio de colocação de cabos, com tecnologia de ponta, que está em fase de construção. Com mais de um século de experiência, este setor serve uma variedade de aplicações e instalou já centenas de linhas de corrente contínua e alternada por todo o mundo.

Claudio Facchin, presidente da divisão Power Grids comentou: "A ABB e a NKT Cables vão trabalhar, em conjunto, nos projetos futuros e nas oportunidades de mercado em áreas como as ligações submarinas e ligações de transmissão de Corrente Contínua (CC). Esta transação irá permitir que a divisão Power Grids se torne mais ágil e focada na sua área de negócio."

Espera-se que a venda seja concluída no primeiro trimestre de 2017 após aprovação das autoridades reguladoras e cumprimento das condições estabelecidas no contrato. A Goldman Sachs foi o assessor financeiro exclusivo da ABB e a Freshfields Bruckhaus Deringer o seu consultor jurídico.

A ABB apresentará um relatório sobre o progresso da sua estratégia Next Level, incluindo a revisão estratégica do portfólio da divisão Power Grids, no seu Capital Markets Day, a 4 de Outubro de 2016.

Sobre a ABB

O Grupo ABB, um líder em tecnologias de energia e automação, possibilita às empresas de eletricidade, água e gás, à indústria e às empresas de transporte e infraestruturas, melhorar o seu desempenho, reduzindo o impacto ambiental. O Grupo ABB opera em cerca 100 países e emprega aproximadamente 135.000 pessoas.  


Aviso importante sobre informações prospetivas:

Este comunicado de imprensa contém informações e declarações prospetivas. Estas declarações são baseadas em expectativas atuais, estimativas e projeções, e são geralmente identificadas pelas declarações que contêm palavras como "espera", "acredita", "estima", "objetiva", "planeja", "antecipa" "é provável", ou similar. No entanto, existem muitos riscos e incertezas, muitos dos quais estão para além do nosso controlo, que podem causar impacto nos nossos resultados reais e alterar a realidade das informações e declarações prospectivas feitas neste comunicado de imprensa, incluindo fatores, que são ocasionalmente discutidos, nas apresentações da ABB Ltd. com a Securities and Exchange Commission, incluindo o nosso Relatório anual no formulário 20-F. Embora a ABB Ltd acredite que as expectativas refletidas nas suas declarações prospetivas são suposições razoáveis mas não pode garantir que essas expectativas serão atendidas.


Busca



ENTRE EM CONTATO

  • Para mais informação:
  • Media Relations
  • Saswato Das,
    Antonio Ligi, Domenico Truncellito, Sandra Wiesner
    +41 317 65 68
    ABB Ltd
    Affolternstrasse 44
    8050 Zurich
    Switzerland