Segurança cibernética é tendência para o setor de Energia

2017-03-30 - Especialista da ABB, Julio Oliveira, compartilha expertise sobre o tema na Cyber Security Brazil

Cidades inteiras podem ficar horas no escuro por conta de um ataque cibernético. Esta pode ser apenas uma das consequências de uma invasão nos sistemas de controle de concessionárias e subestações de energia. Pensando em prevenir, evitar e solucionar problemas como este, a ABB desenvolveu soluções na área de segurança cibernética e aposta no crescimento da área.

Líder global em tecnologias de energia e automação, a companhia suíço-sueca tem produtos e sistemas para diversas aplicações industriais, inclusive para o setor de energia. Julio Oliveira, gerente de engenharia de automação de subestações da ABB Brasil, participou nesta semana do Cyber Security Brazil – Energy & Utilities. O especialista falou sobre proteção contra ataques cibernéticos voltada para sistemas e ativos de concessionárias de energia e ainda contou sobre a mais recente novidade da ABB, o lançamento do ABB Ability.

“A Internet das Coisas (IoT) é um caminho sem volta e junto aos grandes recursos que a conectividade trouxe, há uma questão sobre a vulnerabilidade dos sistemas e redes. O tema vem sendo discutido incisivamente no contexto da automação de subestações e as concessionárias de energia já perceberam a importância desta missão e estão investindo em soluções para proteger dados e seus centros de controle e salas de controle nas subestações”, disse o executivo da divisão Power Grids da ABB.

Há 25 anos na companhia, Oliveira aposta na demanda cada vez maior de produtos e sistemas de proteção contra ataques cibernéticos. “Pelo que observei ao longo da minha carreira, o conceito de IoT é o mais abrangente que já tive a oportunidade de ver. A área exige especialistas com conhecimento amplo e desde 2009, temos profissionais atuando no suporte dessa tecnologia para a ABB como um todo. Por isso, a companhia possui hoje soluções robustas na área”, contou Oliveira.

O portfólio da ABB em segurança cibernética inclui os produtos da família RELION de IEDs, que permitem a proteção, o controle, a medição e supervisão de sistemas de energia. A ferramenta de gerenciamento SDM600 permite autenticar usuários habilitados para interagir com o sistema de proteção e supervisão, por exemplo. “Além do risco de desligar circuitos, um ataque cibernético pode resultar em alterações de informações da subestação, que significa o envio de dados incorretos ao centro de controle e ainda a usurpação do controle do ativo, que é quando o hacker assume o controle total da subestação ou centro de controle, por exemplo.”, explicou o executivo da ABB.

Sobre a ABB – A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder nas tecnologias pioneiras de produtos para eletrificação, robótica, automação industrial e elétrica, atendendo globalmente concessionárias de energia e clientes industriais, bem como de transportes e infraestrutura. Continuando mais do que uma história de 125 anos de inovação, a ABB está, hoje, escrevendo o futuro da digitalização industrial e conduzindo a Quarta Revolução Industrial e da Energia. A ABB opera em mais de 100 países com aproximadamente 132.000 funcionários www.abb.com

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube

Busca



ENTRE EM CONTATO

  • Informações para a imprensa
  • Imagem corporativa
  • www.imagemcorporativa.com.br

    Paula Janer
    Telefone: +55 11 3526-4572
    paula.janer@imagemcorporativa.com.br

    Adélia Chagas
    Telefone: +55 11 3526-4538
    adelia.chagas@imagemcorporativa.com.br

    Bárbara Pereira
    Telefone: +55 11 3526-4562
    barbara.pereira@imagemcorporativa.com.br

    Isabella Ortega
    Telefone: +55 11 3526-4588
    isabella.ortega@imagemcorporativa