ABB apresenta lançamentos e portfólio de produtos na Rio Oil & Gas Expo and Conference

2014-09-10 - Empresa marca presença com grandes lançamentos no principal evento do setor de petróleo e gás da América Latina. Inversores de frequência de baixa e média tensão, motores, turbochargers e soluções da Ventyx, são algumas das novidades.

São Paulo, setembro de 2014 – A ABB, líder em tecnologias de energia e automação, vai participar da Rio Oil & Gas Expo and Conference, considerada referência para o setor de petróleo e gás da América Latina, que será realizada entre os dias 15 a 18 de setembro no Centro de Convenções do Riocentro, Rio de Janeiro. O evento também conta com congresso, cujo tema principal este ano é “Novo Cenário Geopolítico: Superando os Desafios”.

Para Gustavo Sepulveda, Diretor Superintendente da Divisão Discrete Automation and Motion, participar da Rio Oil & Gas permite um contato direto com os principais players desse mercado, além de fortalecer a marca ABB no setor de óleo e gás e torná-la referência global no desenvolvimento de soluções inovadoras e de alta tecnologia. “A ABB investe fortemente em pesquisa para proporcionar a melhor solução ao cliente, seguindo os mais rígidos critérios de qualidade”, reforça.

Nesta edição, a ABB vai apresentar o inversor ACS880, de baixa tensão, e o ACS2000, de frequência de média tensão. O primeiro é um dos destaques do novo portfólio de drives projetados para ser totalmente compatível com praticamente todos os tipos de processos, sistemas de automação, usuários e necessidades de negócios, além de atender qualquer faixa de potência. Além da simplicidade de programação, instalação e manutenção, a principal característica do inversor é o controle direto de torque (DTC). A inovação contida no conceito de “totalmente compatível” está na nova arquitetura de drives que simplifica a operação, reduz o consumo de energia proporcionando maior eficiência energética e aumenta a produtividade com flexibilidade e simples utilização. Diversos softwares para aplicações específicas foram desenvolvidos para possibilitar a flexibilidade de adaptação dos programas às necessidades específicas das aplicações.

Esses programas ampliam as possibilidades da aplicação, minimizam o consumo de energia e aumentam a segurança de operação das aplicações. Além disso, reduzem a necessidade de um PLC e incluem proteções para a máquina e otimização da produtividade da aplicação. A série ACS880 consiste em drives individuais, multidrives emódulos. Já o ACS2000 é o mais recente membro da família de inversores c.a. de média tensão da ABB fabricado no Brasil. Proporciona confiável controle do motor para diversas aplicações. Foi desenvolvido para garantir a alta confiabilidade da operação. É de fácil instalação e comissionamento, proporcionando a redução do custo total do projeto.

Possui tecnologia Active Front End (AFE), que minimiza harmônicos do lado da rede sem o uso transformadores isoladores especiais, com a vantagem de correção do fator de potência e regeneração de energia.

Para atender à demanda local e se fortalecer nesse mercado, a produção do ACS2000 já foi iniciada na mais nova unidade do Grupo em Sorocaba, SP.

Na constante busca por novas tecnologias, a área de motores vai destacar o NXR, modelo fabricado no Brasil que acompanha a atualização de todas as linhas de motores de indução de média e alta tensão da ABB. Suas principais características incluem a combinação de alta potência, rendimento e tamanho reduzido, que simplificam a instalação, alta confiabilidade e maior eficiência na refrigeração externa por meio da maximização da área de refrigeração. Os motores da linha NXR da ABB são ideais para aplicação geral, como bombas, ventiladores e correias transportadoras.

Os visitantes também terão a oportunidade de conferir as soluções desenvolvidas pela Ventyx ABB, uma empresa do grupo para o mercado de óleo, gás e petroquímicos, como o Ventyx Process Safety Management (PSM), para gerenciamento de riscos operacionais; Ventyx eSOMS, para gerenciamento da manutenção de ativos; Ventyx Critical Inventory Optimization (VCIO), para gerenciamento de inventário de sobressalentes críticos, e o Ventyx Mobile Workforce Management, para gerenciamento remoto da força de trabalho. Esses produtos se destacam pela forte atuação na gerência do risco operacional, garantindo segurança e previsibilidade na produção por meio de sistemas de informação integrados. Entre os benefícios estão o aumento de produtividade, redução da exposição aos riscos, melhorias na previsibilidade da produção e redução do investimento em inventário de peças sobressalentes, garantindo a demanda de manutenção.

A ABB também vai apresentar novidades em turbochargers, desenvolvidos com alta potência, design compacto e robusto, além de melhorar a performance e apoiar as exigências de emissões de pequenos motores a diesel de velocidade média, grandes motores a diesel de alta velocidade e motores a gás de 400 kW a 25.000 kW de potência. Entre os benefícios proporcionados destacam-se redução nas emissões, redução de 10% do combustível utilizado e manutenção garantida por equipe de profissionais treinados na Suíça.

Sobre a ABB: A ABB (www.abb.com) é líder em tecnologias de energia e automação que permitem aos clientes de concessionárias, indústrias, e transporte e infraestrutura melhorarem o desempenho, ao mesmo tempo em que reduzem o impacto ambiental. O Grupo ABB de empresas opera em cerca de 100 países e emprega aproximadamente 145.000 pessoas.

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube

Busca