ABB e Aibel serão parceiras em conexões eólicas offshore

2016-10-04
  • A Aibel será responsável pelo turnkey da engenharia, aquisição e construção nas plataformas offshore
  • A ABB focará no fornecimento da base tecnológica de corrente contínua de alta tensão
A ABB e a Aibel anunciaram hoje uma parceria estratégica para oferecer soluções de última geração para a integração de conexões eólicas offshore. A ABB manterá seu foco em sua tecnologia de corrente contínua de alta tensão (HVDC), enquanto a Aibel será responsável pelo turnkey da engenharia, aquisição e construção (EPC) nas plataformas offshore, realizando o projeto, construção, instalação e comissionamento das plataformas offshore. A parceria combinará as competências essenciais das duas companhias para oferecer as melhores soluções. Os parceiros colaborarão no projeto, engenharia e otimização das conexões eólicas offshore.

“Temos orgulho da parceria estabelecida com a Aibel, para aproveitar as vastas oportunidades da contínua Revolução Energética e investimentos relacionados em infraestruturas eólicas. Juntos, planejamos expandir nossos negócios, complementando os pontos fortes uns dos outros em um atendimento ao cliente diferenciado para projetos eólicos offshore,” disse o CEO da ABB, Ulrich Spieshofer. “Parcerias estratégicas como esta são um dos pilares centrais para a nossa estratégia Next Level, e nos ajudam a crescer e ao mesmo tempo reduzir riscos.”

A integração da energia gerada pelos parques eólicos offshore às grades elétricas nacionais exige uma engenharia complexa. Uma parte essencial disto é a conversão da energia de corrente alternada (CA) para corrente contínua (CC) para transmissão com mínimo desperdício, ao longo de grandes distâncias, conectando parques eólicos remotos à rede continental. Essa energia CC é convertida posteriormente de volta a CA quando estiver em terra e distribuída para consumo. O sistema HVDC incorpora tecnologia sofisticada para garantir uma integração otimizada da alimentação intermitente de energia renovável e controle sobre o fluxo de energia. A parte offshore do sistema HVDC fica alojada em uma plataforma projetada especialmente para isto.

“Estamos muito satisfeitos com esse acordo de cooperação com a ABB. Tanto a ABB quanto a Aibel têm um histórico comprovado no fornecimento de soluções de vanguarda em suas respectivas áreas de expertise. Nós tivemos sucesso trabalhando juntos antes e estou convencido de que, com nossas forças combinadas, seremos uma força de liderança formidável”, disse Jan Skogseth, Presidente e CEO da Aibel.

HVDC continua sendo a tecnologia mais indicada para a transmissão de grandes quantidades de energia, por longas distâncias, de forma eficiente e confiável, e é ideal para a integração de fontes de energia renovável remotas, como a eólica offshore. A ABB foi pioneira na tecnologia há mais de 60 anos atrás e desenvolveu a tecnologia nos anos de 1990 introduzindo um conversor de fonte de tensão (VSC) chamado HVDC Light. A ABB é líder de mercado em HVDC, com uma capacidade instalada de mais de 120,000 megawatts – cerca de metade da base instalada global. Isso inclui 18 dos 24 projetos VSC HVDC comissionados no mundo todo.

“Os projetos de transmissão de energia eólica offshore são inerentemente complexos, utilizando tecnologia de ponta, e a ABB possui uma experiência significativa na área. Essa parceria com a Aibel nos auxilia a aproveitar as competências especializadas de ambas as companhias, a fim de aumentar nossa proposta de valor para os clientes”, disse Claudio Facchin, Presidente da Divisão Power Grids. “Nossa estratégia Next Level se fortalece quando focamos em tecnologias de base como HVDC e construímos novos modelos de negócio, conforme buscamos oportunidades de crescimento rentável”.

Sobre ABB


ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é a lider em tecnologia de produtos para eletrificação, robótica e motion, automação industrial e power grids, atendendo globalmente clientes industriais, transporte & infraestrutura e concessionárias. Por mais de quatro décadas, a ABB está traçando o futuro da digitalização industrial. Com mais de 70 milhões de dispositivos conectados pela sua base instalada de mais de 70.000 sistemas de controle em todos os segmentos de clientes, a ABB está posicionada de forma ideal para se beneficiar da Quarta Revolução Industrial e da Energia. Com um patrimônio de mais de 130 anos, a ABB opera em mais de 100 países com cerca de 135,000 funcionários. www.abb.com

Sobre Aibel


Aibel AS emprega cerca de 5.000 pessoas e opera nos setores de óleo, gás e energia renovável, fornecendo soluções de engenharia, construção, modernização e manutenção. A companhia conta com dois estaleiros: um em Haugesund, Noruega, e outro na Tailândia. O estaleiro de Hangesund foi criado há mais de 100 anos e é um dos maiores estaleiros do seu tipo na Noruega.