ABB: Crescimento contínuo

2017-10-26 - ZURIQUE, SUÍÇA, 26 DE OUTUBRO DE 2017: DESTAQUES DO TERCEIRO TRIMESTRE
  • Pedidos totais 5% acima1; pedidos de base 6%; mais altos em todas as regiões
  • Serviços e software ordens acima de 11%; ABB AbilityTM dinâmica de condução
  • Receitas 3% mais altas
  • Margem operacional EBITA2 12,9% acima
  • Lucro líquido de $ 571 milhões; EPS operacional + 7%3
  • Fluxo de caixa das atividades operacionais $ 954 milhões
  • Capital circulante líquido estável como um percentual da receita estável, impactado pela aquisição da B&R e da alienação de cabos de alta tensão
  • Aquisição da B&R – concluída em 6 de julho; integração andando bem
  • Posição de liderança na eletrificação a ser reforçada pela aquisição da GE Industrial Solutions

"Continuamos a edificar a dinâmica de crescimento em todas as regiões, com os pedidos totais crescendo 5% e as receitas aumentando 3%, no 3º trimestre, continuando com a transformação do modelo de negócio de Power Grids," disse o CEO da ABB Ulrich Spiesshofer. "A combinação de uma forte orientação para o mercado com foco em segmentos de alto crescimento, tais como o carregamento de veículos elétricos, robótica, alimentos e bebida, está dando frutos."

"As divisões de Electrification Products e Robótica e Movimento melhoraram as margens sequencialmente, e Industrial Automation e Power Grids apresentaram um sólido desempenho operacional no trimestre," ele disse. "A integração da B&R está progredindo bem e, com a aquisição recentemente anunciada da GE Industrial Solutions, estamos nos firmando, globalmente, em nossa posição de número 2 em eletrificação e com um plano claro de execução da nossa ambicionada criação de valor."

"Seguindo adiante, vamos manter nosso foco principal no crescimento orgânico rentável. Continuaremos a fazer nossa lição de casa, tomando as ações apropriadas para concluir com êxito o nosso ano de transição de 2017,” acrescentou. "Estamos diminuindo ainda mais o risco de nosso portfólio e continuando a mover o nosso centro de gravidade para segmentos de maior crescimento e de maior competitividade".



Perspectiva de curto-prazo

Enquanto as incertezas prevalecem, os sinais macroeconômicos estão tendendo positivamente na Europa e nos Estados Unidos, com a expectativa de continuação do crescimento na China. O mercado global, em geral, mostra crescimento modesto e é influenciado por tensões geopolíticas em várias partes do mundo. Os preços do petróleo e os efeitos da conversão cambial deverão continuar influenciando os resultados da empresa. O ano de 2017 continua sendo um ano de transição para a ABB.

Resultados do Grupo no 3º Trim. de 2017

Pedidos
Os pedidos totais foram 5% maiores (85 em dólares americanos) em comparação com o terceiro trimestre de um ano atrás, refletindo o sólido desenvolvimento de pedidos de base em todas as divisões e regiões. Os pedidos de base (classificados como encomendas abaixo de $ 15 milhões) aumentaram 6% (10% em dólares americanos). Os grandes pedidos foram 5% menores (4% em dólares americanos), e representaram 9% das encomendas totais, comparadas a 11% de um ano antes, refletindo a contínua mudança no modelo de negócios da ABB. O dólar americano versus o do período do exercício anterior resultou em um impacto de conversão estável de 0% sobre os pedidos totais relativos. Aa alterações no portfolio de negócios relacionados com a aquisição da B&R e a alienação de cabos de alta tensão, bem como as alterações do modelo de negócio tiveram um impacto positivo líquido de 3% nos relativos pedidos totais.

Os pedidos totais de software e serviços cresceram 11% (12% em dólares americanos) e foram 18% das encomendas totais, em comparação com 17%, há um ano.

No final de Setembro de 2017, a carteira de pedidos totalizou US $ 23,424 bilhões, 1% inferior (5% em dólares americanos) comparativamente ao final de setembro de 2016. A razão de book-to-bill2, no terceiro trimestre, foi de 0,94 x, em comparação com 0,91 x no terceiro trimestre de 2016.

Visão Geral do Mercado

Os padrões de demanda em todas as regiões da ABB foram positivos no trimestre:

A Europa beneficiou-se do desenvolvimento positivo do mercado na indústria, transporte e infraestrutura, e do momento de grandes investimentos de capital. Os pedidos totais melhoraram 8% (18% em dólares americanos), com as contribuições positivas do Reino Unido, França e Noruega, mais do que compensando os declínios na Alemanha e na Suécia. No Reino Unido, foi recebida uma encomenda de $130 milhões, para fornecer infraestrutura de transmissão de energia para a nova central elétrica de Hinkley Point C, juntamente com um pedido $ 60 milhões para reforçar a rede de energia, conectando a estação à rede nacional. Os pedidos de base melhoraram 2% (13% em dólares americanos), com a Espanha, França, Noruega e Turquia como os que mais contribuíram.

• Américas foram positivas, impulsionadas pelo aumento da demanda por automação, em gera,l e a necessidade de soluções eficientes para indústria, e transporte e infraestrutura. O total de encomendas cresceu 4% no trimestre (6% em dólares americanos), com os pedidos de base melhorando 3% (5% em dólares americanos), principalmente com uma demanda mais elevada nos Estados Unidos, Brasil e Canadá. Os Estados Unidos aumentaram os pedidos totais e de base em 3% (4% em dólares americanos)

• As encomendas totais da Ásia, Oriente Médio e África (AMEA) cresceram 2% (2% em dólares americanos), impulsionadas principalmente pelo crescimento substancial nos Emirados Árabes Unidos, África do Sul e Austrália, enquanto na Arábia Saudita diminuíram. Os pedidos totais na China diminuíram ligeiramente, conforme os 10% de crescimento dos pedidos de base (12% em dólares americanos) não puderam compensar o menor recebimento de grandes pedidos.

Foram positivos os padrões de demanda nos três sectores de grandes clientes da ABB:

• As concessionárias de serviços continuaram seus investimentos seletivos, adicionando novas capacidades em mercados emergentes, atualizando a envelhecida infraestrutura de energia em mercados maduros e integrando energias renováveis, globalmente. Também estão investindo em soluções de automação e controle, para melhorar a estabilidade da grade.

• Na indústria, os investimentos em soluções de robótica e automação de máquinas para o setor automobilístico e indústria em geral, mantiveram-se positivos. Indústrias de processo, especialmente petróleo e gás, mantiveram-se fracas, em geral, com investimentos seletivos, principalmente em melhorias de produtividade e de serviço.

• A demanda de transporte e infraestrutura foi mista. A demanda por soluções de automação, bem como soluções envolvendo eficiência energética de edifícios permaneceu forte, enquanto o setor marítimo, exceto para navios de cruzeiro, sofreu devido à depressão dos setores de navio porta-containers, e de petróleo e gás. Centros de dados e carregamento de veículos elétricos permaneceram em destaque no trimestre.


Receitas

No terceiro trimestre, as receitas aumentaram 3% (6% em dólares americanos) e foram maiores em Electrification Products, Robótica, e Motion Industrial Automation, com Power Grids ligeiramente inferior no ano-a-ano. O total das receitas de serviços e software foi 2% mais elevado (2% em dólares americanos) e representou 17% do total das receitas, em comparação com 18% do ano anterior. Um dólar americano mais fraco em relação ao período do exercício anterior resultou em um impacto positivo de conversão de 2% sobre as receitas declaradas. As mudanças na carteira de negócios relativas à aquisição da B&R e à alienação de cabos de alta tensão, bem como as alterações do modelo de negócios, tiveram um impacto positivo líquido de 1% sobre as receitas declaradas.

EBITA Operacional

O EBITA operacional foi de $ 1,124 bilhão, 3% mais elevado em termos de moeda constante (6% em dólares americanos). A margem do EBITA Operacional foi de 12,9%; 0,1% maior em comparação com o mesmo período de um ano atrás. A margem do EBITA Operacional melhorou em Automação Industrial e Power Grids, comparando-se ano-a-ano, mas diminuiu ligeiramente nas divisões de Electrification Products, e Robótica e Movimento, enquanto, respectivamente, comparadas ao 2º Trim. de 2017. O EBITA operacional foi influenciado pelo efeito positivo da economia líquida e pela contribuição positiva do volume, que mais do que compensaram o aumento de preço das commodities e os investimentos em crescimento e na transformação do negócio. Um dólar americano mais fraco em relação ao período do ano anterior resultou em um impacto positivo na conversão; além disso, a aquisição da B&R e a alienação dos cabos de alta tensão tiveram um efeito positivo no EBITA operacional.

Lucro líquido, ganhos básico e operacional por ação

O lucro líquido aumentou de $ 568 para $ 571 milhões, e os ganhos básicos por ação ficaram inalterados em $ 0,27, em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. O EPS operacional foi de $ 0,34, em comparação com $ 0,33 para o mesmo trimestre de 2016; um aumento de 7% em termos de moeda constante.3 O lucro líquido foi auxiliado por uma contribuição operacional positiva, parcialmente compensada pela maior reestruturação e por suas despesas relacionadas, mais as despesas relacionadas com a aquisição e certos itens não-operacionais, em comparação com o mesmo período de um ano atrás.


Fluxo de caixa de atividades operacionais

O fluxo de caixa das atividades operacionais foi de $ 954 milhões, em comparação com US $ 1,081 bilhão do mesmo trimestre de um ano antes. Ele foi influenciado, principalmente, pelo aumento nas contas a receber de curto prazo, relacionadas com receitas adicionais que foram faturadas no trimestre e o acúmulo do estoque para atender o crescimento

Desempenho divisional do 3º Trimiestre



Electrification Products

O total de pedidos foi 7% mais elevado (7% em dólares americanos), uma vez que a demanda de construção e de concessionárias de serviços manteve-se positiva, particularmente na região da AMEA. As receitas cresceram 5% no trimestre (5% em dólares americanos). A margem do EBITA Operacional melhorou sequencialmente em 110 pontos base, mas, foi ligeiramente menor no trimestre em relação ao de um ano atrás, devido ao aumento dos custos de material, que não puderam ser totalmente compensados pela produtividade e pela redução de custos

Robotics and Motion

O total de pedidos melhorou 4% (5% em dólares americanos) em relação à contínua procura por robótica e soluções de eficiência energética nos setores da indústria automotiva e em geral. A demanda para os mercados de fim de processo foi ligeiramente positiva, para estável no trimestre. Os pedidos de base de terceiros continuaram crescendo a 7% (8% em dólares americanos), enquanto as grandes encomendas foram fracas no trimestre. As receitas melhoraram 8% (10% em dólares americanos). A margem do EBITA Operacional melhorou sucessivamente em 120 pontos base, mas, foi menor no trimestre em relação ao ano anterior, devido aos custos de material maiores, que mais do que compensaram as medidas positivas de redução de custos.

Industrial Automation

As encomendas totais, excluindo a B&R e os efeitos da moeda, cresceram 14%; os pedidos de base de terceiros continuaram a ser positivos em 4%, devido às despesas de capital de investimentos seletivos em mineração, bem como de navios de cruzeiro e de especialidades. Incluindo-se a B&R e os efeitos da moeda, o crescimento dos pedidos totais relatado foi de 33%, e os pedidos de base de terceiros cresceram 23% em dólares americanos. As receitas, excluindo-se a B&R e os efeitos da moeda, cresceram 1%, refletindo o forte book and bill do negócio dentro do trimestre. Incluindo a B&R e os efeitos da moeda, o crescimento da receita relatada foi de 15% em dólares americanos. A margem do EBITA Operacional aumentou para 12,6%, refletindo a execução de projetos de melhoria, o mix positivo e a sólida economia de custos e de produtividade.


Power Grids

O total de encomendas foi influenciado pelo sincronismo atrasado no recebimento de grandes pedidos e continuou a seletividade impulsionada pela mudança no modelo de negócio. Os pedidos de base de terceiros cresceram 5% (6% em dólares americanos), apoiados por investimentos em mercados emergentes. A divisão continua a alavancar e expandir sua oferta do ABB Ability, com vários sucessos ao redor do mundo, dando suporte à digitalização da grade e reforçando a posição de liderança da ABB como um parceiro de escolha. As receitas foram 2% menores (estáveis em dólares americanos) na pontualidade da execução da carteira de pedidos, e resultantes de um atraso inferior devido à mudança do modelo do negócio. A margem do EBITA Operacional aumentou 0,2 pontos percentuais, para 9,8%, refletindo o aumento da produtividade e economia dos custos, a execução contínua e a mudança no mix de portfólio mais do que os investimentos compensatórios para o crescimento. O programa 'Power Up' da divisão, levando à frente sua transformação e criação de valor, está em andamento, e a empresa continuará investindo nesta iniciativa nos próximos trimestres.

Estratégia de Next Level – Fase 3

A ABB está executando sua estratégia de Next Level ao longo de seus três focos de crescimento rentável, execução implacável e colaboração dirigida aos negócios. Durante o trimestre, a ABB continuou implementando a sua estratégia de Next Level, deslocando ainda mais seu centro de gravidade para segmentos de maior crescimento, reforçando a sua competitividade e de reduzir o risco do portfólio.

A ABB reforçou sua posição global como o player número 2 da automação industrial, concluindo a aquisição da B&R, em 6 de julho. A B&R é a maior fornecedora independente de soluções de arquitetura aberta de produtos - com base em software, para automação de máquinas e de fábricas em todo o mundo, com um modelo de negócio único e dinâmica de crescimento sustentável a longo prazo. Com esta aquisição, a ABB encerrou sua lacuna histórica em automação de máquinas e fábricas, e criou um portfólio de automação excepcionalmente abrangente para clientes, globalmente. A integração da B&R está bem adiantada e no rumo certo.

Em 25 de setembro, a ABB anunciou um acordo para adquirir a GE Industrial Solutions (GE IS), O negócio global de soluções de eletrificação da General Electric, por $ 2,6 bilhões. A GE IS tem profundo relacionamento com clientes em mais de 100 países e uma base instalada estabelecida com fortes raízes na América do Norte, o maior mercado da ABB. Em 2016, a GE IS teve receitas de aproximadamente $ 2,7 bilhões e uma margem EBITA operacional de aproximadamente 6%. Espera-se que a transação seja acretiva do EPS operacional no primeiro ano. A ABB espera realizar aproximadamente $ 200 milhões das sinergias de custo anual no ano cinco, que será a chave em trazer a GE IS para um desempenho de mesmo nível. Como parte da transação e criação de valor geral, a ABB e a GE acordaram para estabelecer um relacionamento de fornecimento a longo prazo, estratégico para os produtos da GE IS e produtos da ABB que a GE supre hoje. Através desta compra, a ABB fortalecerá sua posição global de nº 2 em eletrificação e expandirá o seu acesso ao atraente mercado norte americano. Dada à transação da GE IS, a ABB decidiu interromper seu programa planejado de recompra de ações, anunciado previamente. A transação deverá ser concluída no primeiro semestre de 2018.

A ABB apresentou o ABB Ability, com sucesso, em muitos eventos para cliente nos últimos trimestres e continuou a receber encomendas através de seu modelo de negócios com base em soluções para a digitalização industrial. A ABB apresentou mais de 180 soluções, para todos os segmentos de clientes. No Innovation & Technology Day da ABB, na fábrica norte-americana de robótica, em Auburn Hills, Michigan, a ABB mostrou a seus stakeholders a escala e a qualidade de sua oferta digital, bem como o tamanho de seu negócio nesta área.

A permanência da ABB como pioneira no desenvolvimento de infraestrutura para veículos elétricos avançou no trimestre. A demanda dos clientes é elevada para as soluções integradas de carregamento, com base na nuvem, alimentadas pelo ABB Ability, que permitem um melhor gerenciamento da energia elétrica, fluxos de informações e finanças, levando a uma redução de custos operacionais e maior tempo de atividade, entre outros benefícios. Em 20 de setembro, a ABB anunciou uma encomenda importante de um fornecedor de energia alemão, para 117 estações adicionais de carregamento rápido nas autoestradas alemãs, somando-se a seu pedido inicial de 68 estações.

O programa de economia do White Collar Productivity da empresa superou as expectativas, desde o seu lançamento em 2015. A ABB está em vias de atingir a meta de redução de custos elevados do programa de $ 1,3 bilhões, dentro do prazo inicialmente anunciado, e com cerca de US $ 240 milhões inferiores ao custo combinado reestruturação e implementação do que o inicialmente anunciado.
A ABB continua seu programa regular de redução de custos, aproveitando a excelência operacional e a gestão da cadeia de suprimentos de classe mundial, para alcançar economia equivalente a 3-5 por cento do custo das vendas, a cada ano.

A ABB continua seu programa de Capital Circulante Líquido, para liberar aproximadamente $ 2 bilhões, até o final de 2017. Nos últimos 12 meses, a ABB gerou um caixa de $ 260 milhões, reduzindo o capital de giro. Existem ações para levar à melhoria de desempenho que será necessária no 4º trimestre, para alcançar este objetivo.

Perspectiva a curto e longo prazos

Enquanto as incertezas prevalecem, os sinais macroeconômicos tendem a ser positivos na Europa e nos Estados Unidos, com o contínuo e esperado crescimento da China. O mercado global mostra um crescimento modesto e é impactado por tensões geopolíticas em várias partes do mundo. Espera-se que os preços do petróleo e os efeitos da conversão cambial continuem a influenciar os resultados da empresa. O ano de 2017 continua sendo um ano de transição para a ABB.

A atraente perspectiva de demanda de longo prazo nos três principais setores de clientes da ABB - concessionárias, indústria, e transportes e infraestrutura - é impulsionada pela Quarta Revolução Industrial e de Energia.

A ABB está bem posicionada para aproveitar essas oportunidades de crescimento lucrativo a longo prazo com sua forte presença no mercado, extensa área geográfica e comercial, liderança tecnológica e força financeira.

Mais informações

O press release dos resultados e a apresentação de slides do 3ºTrim./2017 estão disponíveis no ABB News Center em www.abb.com/news e na página inicial de Investor Relations em www.abb.com/investorrelations

A ABB vai sediar uma coletiva de imprensa hoje às 10:00 Hora Central Europeia (CET) (09:00 BST, 4:00 a.m. EDT). O evento será acessível por teleconferência. Os participantes do Reino Unido devem discar + 44 203 059 58 62. O número a ser discado da Suécia é + 46 85 051 00 31 e do resto da Europa, + 41 58 310 50 00. Os participantes dos EUA e do Canadá devem discar + 1 866 291 41 66 (ligação gratuita) ou + 1 631 570 56 13 (aplicam-se tarifas de longa distância). As linhas estarão disponíveis 10-15 minutos antes do início do conference call.

Uma teleconferência e webcast para investidores e analistas estão previstos para começar, hoje, às 14:00 CET (13:00 BST, 8:00 a.m. EDT). Participantes do Reino Unido devem discar + 44 203 059 58 62. Da Suécia, o número a ser discado é + 46 85 051 00 31 e do resto da Europa, + 41 58 310 50 00. Participantes dos EUA e do Canadá devem discar + 1 866 291 41 66 (ligação gratuita) ou + 1 631 570 56 13 (aplicam-se tarifas de longa distância). Solicita-se que os participantes liguem 10 minutos antes do início do conference call. O conference call também estará acessível no site da ABB e uma sessão gravada estará disponível, como um podcast, uma hora após o término da teleconferência e pode ser baixada do nosso site www.abb.com/investorrelations

A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder na tecnologia pioneira em produtos de eletrificação, robótica e movimento, automação industrial e grades de energia, atendendo globalmente a clientes na indústria, concessionárias de serviço, e transportes e infraestrutura. Continuando mais do que uma história de 125 anos de inovação, a ABB está escrevendo hoje o futuro da digitalização industrial e conduzindo a Quarta Revolução Industrial e de Energia. A ABB opera em mais de 100 países com aproximadamente 132.000 funcionários. www.abb.com



Aviso importante sobre as informações prospectivas

Este press release inclui informações prospectivas e declarações, bem como outras declarações sobre as perspectivas para o nosso negócio, incluindo aquelas nas seções deste release, intitulado "Perspectivas de curto prazo", "Perspectiva" e "Estratégia de Next Level – Fase 3". Estas declarações são baseadas em expectativas atuais, estimativas e projeções sobre os fatores que podem afetar nosso desempenho futuro, incluindo condições econômicas globais, as condições econômicas das regiões e indústrias que são os principais mercados para a ABB Ltd. Estas expectativas, estimativas e projeções são geralmente identificáveis pelas declarações que contêm palavras como "espera", "acredita que," "estima", "metas," "planos", "é provável", "pretende" ou expressões similares. No entanto, existem muitos riscos e incertezas, muitos dos quais estão além de nosso controle, o que poderia fazer com que nossos resultados reais difiram materialmente das informações prospectivas e declarações feitas neste press release que podem afetar nossa capacidade de alcançar algum ou todos os nossos objetivos declarados. Os fatores importantes que poderiam causar tais diferenças incluem, entre outros, riscos empresariais associados às condições políticas e ambiente econômico global volátil, custos associados com atividades de conformidade, aceitação no mercado de novos produtos e serviços, mudanças em regulamentações governamentais e nas taxas de câmbio, e outros fatores conforme possam ser discutidos eventualmente nos arquivos da ABB Ltd com a U.S. Securities and Exchange Commission , incluindo seus relatórios anuais no formulário 20-F. Embora a ABB Ltd acredite que suas expectativas estejam refletidas em quaisquer de suas declarações prospectivas por estarem embasadas em suposições razoáveis, ela não pode dar nenhuma garantia de que essas expectativas serão alcançadas.


Zurique, 26 de Outubro de 2017
Ulrich Spiesshofer, CEO

Busca



ENTRE EM CONTATO