O mais alto desempenho: Tecnologia da ABB alimenta novo teleférico em Zugspitze

2017-12-22 - Os motores e comandos de última geração da empresa garantem segurança e confiabilidade ao sistema de gôndola recordista para a montanha mais alta da Alemanha
As longas filas para subir a montanha mais alta da Alemanha agora já podem fazer parte do passado. E essa não é a única inovação do novo sistema do teleférico desenvolvido pela ABB e inaugurado hoje, que pode levar até 580 passageiros por hora até o Zugspitze, o topo dos alpes Bávaros, o mais alto da Alemanha.

As instalações dos cabos bateram três recordes mundiais para um sistema teleférico pendular ou suspenso: aos 127 metros, sua coluna de aço é a mais alta; com 1.950 metros, chega a ultrapassar a maior diferença de elevação; e, com um total de 3.213 metros da base da estação ao pico, possui a maior envergadura.

O sistema veio para substituir o Eibsee, um sistema de 50 anos, e irá superar suas notórias longas filas de espera fazendo o transporte de quase três vezes mais passageiros por hora.

Uma série de novas tecnologias inovadoras da ABB, empresa com vasta experiência na solução de problemas de transporte nos Alpes, tornou possível a operacionalização do novo teleférico recordista pela Bayerische Zugspitzbahn Bergbahn AG.

“Na Suíça, a maioria dos teleféricos usa motores e drives ABB”, disse Hans-Georg Krabbe, Presidente do Conselho da ABB AG, Alemanha. “Estamos muito satisfeitos em também poder contribuir com um projeto tão único como esse na Alemanha.’’

Poderoso design de motor de dois cilindros em paralelo

As exigências impostas pela Bayerische Zugspitzbahn para uma operacionalização e disponibilidade livre de problemas foram particularmente desafiadoras, e exigiram um sistema capaz de operar 365 dias por ano, independentemente do vento e das condições climáticas. Em um contexto como esse, um transporte seguro e confortável feito pelo ar depende da perfeita interação entre motores, comandos e mecânica.

Puxar as gôndolas por uma distância tão longa em desníveis com inclinação de 104 por cento (cerca de 46°) e velocidade de 10,6 metros por segundo exige uma potência significante, que é fornecida por dois motores CA 800-KW de três fases da ABB que ficam armazenados na estação de teleférico Valley Station.

O legado alpino da ABB

Desde o século XIX, a ABB vem construindo uma duradoura reputação de segurança, confiabilidade e transporte eficiente quanto ao consumo de energia na região dos Alpes.

No caso da mundialmente famosa Jungfrau Railway, uma ferrovia de nove quilômetros de trilhos dentados que começou suas operações em 1912, a ABB foi responsável pela eletrificação que tornou a rota possível. Atualmente, as tecnologias da ABB ainda garantem que a Jungfrau transporte de forma segura mais de um milhão de passageiros por ano – mesmo durante grandes tempestades de neve – para a Jungfraujoch que, localizada a 3.454 metros acima do nível do mar, é a estação de trem mais alta da Europa.

E a linha de bondinho mais íngreme do mundo começou a ser operada recentemente em Stoos, nos Alpes Suíços; uma rota de 1,7 quilômetros que, com dois bondinhos para 136 passageiros cada, é alimentada por motores elétricos de alta eficiência criados e construídos pela ABB. A empresa também forneceu outros importantes componentes para o sistema.

“Hoje em dia tudo depende de avanços em termos de eficiência energética”, diz Ueli Spinner, responsável pela área de Vendas, Principais Contas e Serviços da ABB AG, Suíça. “Mas nós também somos os parceiros preferidos das operadoras de teleféricos no fornecimento de suporte, manutenção e serviços”.

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder nas tecnologias pioneiras de produtos para eletrificação, robótica, automação industrial e redes elétricas, atendendo globalmente a clientes de concessionárias de serviços públicos, indústria, transportes e infraestrutura. Dando continuidade a uma história de mais de 125 anos de inovações, a ABB hoje em dia vem ditando o rumo da digitalização industrial, como líder da revolução energética e da quarta revolução industrial. A ABB opera em mais de 100 países e conta com cerca de 136.000 colaboradores. www.abb.com

Busca



ENTRE EM CONTATO

  • Informações para a imprensa
  • Imagem Corporativa
  • www.imagemcorporativa.com.br

    Estefânia Basso
    Telefone: +55 11 3526-4521
    estefania@imagemcorporativa.com.br

    Adélia Chagas
    Telefone: +55 11 3526-4538
    adelia.chagas@imagemcorporativa.com.br

    Bárbara Pereira
    Telefone: +55 11 3526-4562
    barbara.pereira@imagemcorporativa.com.br

    Isabella Ortega
    Telefone: +55 11 3526-4588
    isabella.ortega@imagemcorporativa