ABB desenvolve solução de sistema para transmissão de energia HVDC de 1.100 kV

2014-09-03 - Tecnologia de corrente contínua de tensão ultra alta de 1.100 kilovolts (UHVDC) melhora a capacidade de transferência de energia para 10.000 MW e estende a distância para até 3.000 km
Zurique, Suíça, 26 de agosto de 2014 – ABB, o grupo líder de tecnologias em energia e automação, desenvolveu com sucesso todos os equipamentos mais importantes para implantação de sistemas de transmissão de energia UHVDC de 1.100 kilovolts (kV). Esse avanço na tecnologia melhora a capacidade de transferência de energia para 10.000 megawatts (MW) e estende a capacidade de distância de tais ligações para até 3.000 quilômetros (km).

Níveis de tensão mais altos permitem que maiores quantidades de energia sejam transportadas por distâncias muito longas com perdas mínimas usando tecnologia HVDC, fazendo o último desenvolvimento particularmente interessante para países e regiões geograficamente extensos, tais como China, Índia, as Américas e a África. A China, por exemplo, tem planos significativos para diversas ligações de transmissão de 1.100 kV de distância extra-longa.

Em 2010, a ABB apoiou a SGCC com o projeto Xiangjiaba-Shanghai, a primeira ligação de transmissão UHVDC (corrente contínua de tensão ultra alta) do mundo, para entrar em operação comercial. O desenvolvimento de 1100 kV leva a tecnologia c.c. de tensão ultra alta para o próximo nível.

A capacidade do sistema inteiro de 1.100 kV foi permitida pelo teste com sucesso de todos os componentes chave, como válvulas, freios, para-raios, capacitores e buchas. A ABB anteriormente anunciou o desenvolvimento e teste com sucesso do transformador de conversão de 1.100 kV, que juntamente com os equipamentos acima mencionados, tem um papel crítico na transmissão de HVDC e serve como uma interface vital entre a ligação c.c. e a rede c.a.. O desenvolvimento do transformador de 1.100 kV visou diversos desafios tecnológicos, tais como o tamanho e escala absolutos, isolamento elétrico, incluindo buchas e parâmetros de desempenho térmico.

“Este é um passo importante em transmissão de mais energia por distâncias mais longas ainda, sem se comprometer em perdas”, disse Hanspeter Faessler, Responsável pela unidade de negócios de Sistemas de Rede da divisão de Sistemas de Potência da ABB. “Irá ajudar a conectar renováveis remotos e transmitir eletricidade eficientemente e com confiança para centros urbanos agitados localizados milhares de quilômetros de distância, enquanto minimiza o impacto ambiental”.

A transmissão UHVDC é um desenvolvimento de HVDC, uma tecnologia pioneira da ABB de 60 anos atrás e representa o maior salto em capacidade e eficiência em duas décadas. A ABB é uma líder mundial em tecnologia de transmissão HVDC, com muitas realizações pioneiras a serem creditadas.

A ABB (www.abb.com.br) é líder em tecnologias de energia e automação, proporcionando aos clientes industriais e de concessionárias a melhoria da sua performance energética, além da redução dos impactos ambientais. O grupo ABB opera em cerca de 100 países e emprega em torno de 145.000 funcionários.

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube