Design de robôs

2014-09-01 - A prototipagem e o comissionamento virtual estão a provocar o desenvolvimento dos manipuladores robotizados e dos sistemas de automação

O produto industrial e o design de aplicações continua a ser uma arte onde as equipas de engenheiros reúnem os seus conhecimentos, experiência e criatividade para criarem algo de novo. O que mudou foi a forma como as soluções ou abordagens criadas são avaliadas e analisadas para se certificarem de que vão resultar em produtos superiores. Em vez dos simples métodos por tentativas do passado, a ABB usa métodos sofisticados de prototipagem e comissionamento virtual para desenvolver manipuladores robotizados e sistemas de automação que atendam às crescentes exigências de desempenho.

A prototipagem virtual facilita a fase de conceção do produto e melhora a engenharia de detalhe e a função de teste de um sistema. Relativamente aos testes de aplicações, o comissionamento virtual é usado para verificar a funcionalidade de um sistema de automação antes de se iniciar o comissionamento real. O RobotStudio da ABB reduz com sucesso o tempo de comissionamento, fornecendo uma ferramenta de comissionamento virtual que permite simulações realistas do sistema.

Os manipuladores robotizados enfrentam requisitos cada vez mais exigentes e complexos, tal como os sistemas de automação onde são usados. É esperado dos construtores de máquinas e dos integradores de sistemas que entreguem e comissionem sistemas com menor tempo de ciclo em períodos de tempo mais curtos, com melhorias na qualidade, desempenho e custo.

Mas a ABB consegue responder a este desafio, por duas razões. Os engenheiros da ABB assumem uma abordagem mecatrónica –considerando a engenharia mecânica, elétrica e o software em simultâneo. Usam a mais recente tecnologia de simulação disponível, incluindo simulações dinâmicas, CAD 3-D, análise de elementos finitos, design e otimização probabilística.

Clique aqui para ler o artigo na íntegra.

Siga-nos nas redes sociais:

Follow us on TwitterGet LinkedInConnect on FacebookSubscribe on YouTube

ENTRE EM CONTATO

ARTIGO COMPLETO: