ABB nomeia Timo Ihamuotila como seu novo Chief Financial Officer

2016-10-28
Timo Ihamuotila ingressa na ABB, líder em tecnologias pioneiras, como seu Chief Financial Officer (CFO, ou Diretor Financeiro), vindo da Nokia. Ele assumirá o novo cargo em 1 de abril de 2017.
  • CFO bem reconhecido no mercado, ele conta com extensa experiência em comunicações, software e no setor de serviços, além de possuir um portfólio ativo em melhoria de desempenho gerencial e operacional.
  • É um executivo que tem um profundo conhecimento sobre a transformação corporativa e em modelos digitais de negócios.
  • O salto quântico nos modelos digitais é o fundamento da Fase 3 da Estratégia Next Level da ABB: após a criação do cargo de Chief of Digital Officer, o novo CFO é a chave para transformar a ABB líder no ramo digital.
ABB anuncia que Timo Ihamuotila foi nomeado como novo CFO e membro do Comitê Executivo, a tomar posse em 1 de abril de 2017. Ihamuotila sucede o CFO atual, Eric Elzvik, em um organizado processo de transição. Elzvik irá em busca de novas oportunidades de carreira fora da ABB após a entrega do cargo, no segundo trimestre de 2017.

Ihamuotila deixa a Nokia, onde ocupou o cargo de CFO desde 2009, para se juntar à ABB. Na Nokia, ocupou um papel crucial nos esforços que mudaram o perfil da empresa e a posicionaram como “líder mundial em tecnologias que conectam pessoas e coisas”, posição essa que foi conseguida por meio de mudanças no modelo de negócios, gestão ativa de portfólio e melhorias operacionais.

Ihamuotila traz consigo 26 anos de experiência em telecomunicações e no setor bancário, bem como possui profunda experiência em áreas como finanças, controladoria, fusões e aquisições e gestão comercial e geral.

“Timo é um CFO experiente, com um histórico profissional mundial impressionante”, disse o CEO, Ulrich Spiesshofer. “Ele possui profunda experiência em todos os aspectos das finanças, bem como na transformação de negócios em tempos de digitalização industrial. Com sua vasta gama de experiência, que vai de finanças até comércio e gestão geral, ele é a pessoa ideal para guiar as finanças da nossa organização e o parceiro certo para impulsionar a contínua transformação da ABB em líder do ramo digital. Estou contente em receber Timo no nosso Comitê Executivo nesses tempos empolgantes, uma vez que focamos em entregar o máximo valor para todos os acionistas”, afirmou Spiesshofer.

“Ao mesmo tempo, gostaria de agradecer especialmente ao Eric Elzvik por seu duradouro e excelente compromisso e por suas contribuições valiosas à ABB, que ocorreram por mais de três décadas. Durante a permanência de Eric como CFO, foram implementados e entregues com sucesso uma nova cultura de caixa, juntamente com uma melhoria significativa de nosso Net Working Capital e de produtividade de nosso financeiro, além de muitas ações de portfólio também foram estabelecidas e entregues com êxito. Desejamos tudo de bom para Eric em sua próxima etapa da carreira profissional, que ele prosseguirá após o processo ordenado de entrega ser concluído no segundo trimestre de 2017."

Antes de assumir seu cargo atual, Ihamuotila ocupou diversos cargos na empresa de tecnologia em telecomunicações finlandesa, entre eles, o de vice-presidente executivo de vendas, gerente geral de uma unidade de negócios e tesoureiro do grupo. Anteriormente, em sua carreira, ocupou cargos no Citibank e no Kansallis Bank. Possui o título de mestre em ciências econômicas e ainda é pós-graduado em finanças pela Helsinki School of Economics.

“Estou muito contente por me unir à ABB em um momento decisivo como esse na sua transformação, conforme a empresa caminha em direção ao próximo nível e expande sua oferta em produtos digitais, ajudando seus clientes a explorar o potencial da Revolução Energética e da Quarta Revolução Industrial”, disse Ihamuotila. “Estou ansioso por impulsionar o crescimento sustentável e por acelerar a criação de valor ao longo da ABB em conjunto com todo o time de gestão.”

Elzvik se juntou à ABB em 1984 e ocupou, ao longo de sua distinta carreira, diversos papéis de liderança na Suécia, Singapura e Suíça, incluindo o cargo de head of Corporate Development (Presidente de Desenvolvimento Corporativo) e head of Mergers & Acquisitions and Joint Ventures (Presidente de Fusões e Aquisições e Joint Ventures). Ele era o CFO da divisão Automation Products desde 2006 e, em 2010, tornou-se o CFO da divisão Discrete Automation and Motion. Ele desempenha a função de CFO do grupo ABB desde fevereiro de 2013.

Sobre a ABB
A ABB é pioneira e líder em tecnologia de produtos para eletrificação, robótica e motion, automação industrial e power grids, servindo clientes industriais, concessionárias, transporte e infraestrutura de forma global. Por mais de quatro décadas, a ABB tem escrito o futuro da digitalização industrial. Com mais de 70 milhões de aparelhos conectados por meio de sua base instalada de mais de 70.000 sistemas de controle através de todos os segmentos de clientes, a ABB está posicionada de forma ideal para se beneficiar da Quarta Revolução Industrial e de Energia. Com um patrimônio de mais de 130 anos, a ABB opera em mais de 100 países com cerca de 135.000 funcionários. www.abb.com.br

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube


Busca