Escolha de construtora sorocabana para projeto industrial de multinacional valoriza mercado local

2014-03-11 - Veículo: Site Brasil Engenharia Data: 11.3 14

Para implantação da empresa ABB, em Sorocaba (SP), construtora Prohidro executou obra complexa e arrojada, com área construída de 10.000 m², e gerou 400 empregos.

A inauguração da nova fábrica da ABB, em Sorocaba (SP), empresa multinacional do segmento de tecnologias de energia e automação, realizada no último dia 26 de fevereiro, expôs ao mercado o projeto arrojado e complexo das instalações, que privilegiam espaços de dimensões amplas e a produção de equipamentos em maquinário de alta tecnologia. Para a execução da obra, a multinacional escolheu a construtora sorocabana Prohidro, valorizando e contribuindo com a mão de obra local. A cerimônia de inauguração da empresa contou com a presença do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges; do governador de São Paulo, Gerado Alckmin; do prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio; do presidente da ABB no Brasil, Rafael Paniagua; do Chefe Executivo Mundial da ABB, Ulrich Spiesshofer; do embaixador da Suíça no Brasil, André Regli; e de representante da embaixada da Suécia.

Atuando no segmento da construção civil e industrial há 25 anos, a Prohidro aplicou o que existe de mais moderno no mercado da construção civil para a indústria da ABB, em Sorocaba. Em uma área de 10.000 m², a construtora enfrentou o desafio de abrigar, no local, arrojadas bases de testes para os equipamentos, que já foram executadas em outras plantas na Estônia, Alemanha, Suíça, Suécia e China, sendo necessária a tropicalização das tecnologias adotadas nessas plantas para a realidade brasileira. “Um dos grandes desafios da obra foram as bases para testes, de 300 m³ de concreto e aplicação de graute especial com resistência mecânica de 90 MPa, para fixação de chapas de ajuste em aço e alinhamento preciso do equipamento de testes , o que é um diferencial do mercado. Para demonstrar as dimensões desse projeto em sua totalidade, foram utilizados 4.500 m³ de concreto e mais de 350 toneladas de aço”, explicam os diretores da Prohidro,
Persio Antonio dos Santos e José Maria Bolina Filho. Entre os destaques da infraestrutura construída, os diretores da Prohidro também citam a implantação de estrutura pré-moldada para suportar cinco pontes rolantes de grande capacidade de carga, chegando até 80 toneladas, cada, e a construção de bunker de concreto, com paredes de 40 cm de espessura e seis metros de profundidade, com fundações executadas com 640 m de perfis metálicos de 12 m, cada. Todo o piso da fábrica foi executado com alto grau de planicidade e resistência.

Acumulando experiência em obras de grande porte industrial, como as realizadas para as multinacionais ZF, Flextronics, Tecsis, Jaraguá, Inergy Automotive e Pirelli, ambas no Parque Industrial da Toyota , a escolha da Prohidro para a implantação da sede da ABB em Sorocaba é justificada pela eficiência e qualidade do trabalho executado pela construtora, única na cidade a ter o certificado de gestão ambiental ISO 14.001, que garante a responsabilidade ambiental nas atividades realizadas. “Também podemos destacar nossa gestão em segurança do trabalho, o que permitiu que chegássemos ao final da obra com nenhum acidente registrado”, destacam os diretores. Executada no prazo previsto, a obra de instalação da multinacional na cidade, além de valorizar a qualidade do trabalho da construtora local, também trouxe ganhos para a região, aquecendo a geração de empregos. Com previsão de investimentos de US$ 200 milhões e estimativa de chegar aos mil funcionários até 2015, a nova planta da ABB é a quinta fábrica da multinacional no país, sendo duas delas localizadas em Guarulhos (SP), uma em Osasco (SP) e outra em Blumenau (SC). A unidade de Sorocaba, no km 11 da rodovia José Ermírio de Moraes (Castelinho), é responsável por produzir motores, geradores, sistemas de acionamento, eletrocentos e produtos de baixa tensão, como interruptores e tomadas.

Soluções completas - No mercado desde 1988, a construtora Prohidro atua no segmento da construção civil e industrial, primando pela transparência, agilidade, qualidade com o certificado ISO 9001 e eficiência do trabalho, baseado na ética, excelência, respeito e compromisso com os clientes. Com experiência e tradição, possibilita soluções completas para as obras que executa, acarretando em otimização de recursos, máxima eficiência e elevado grau de qualidade em todas as etapas do projeto. O sucesso de suas empreitadas é fruto dos investimentos constantes em recursos tecnológicos e capacitação profissional.

A preocupação ambiental, que garantiu à empresa o certificado ISO 14.001, é evidenciada por meio de ações preventivas adotadas, desde a concepção, até a conclusão da obra, contribuindo com o crescimento sustentável do planeta e o bem-estar da sociedade.