Retrofit de disjuntores de baixa tensão. Aumente a eficiência da instalação elétrica.

2013-10-30 - Com o avanço tecnológico dos sistemas de proteções, a crescente preocupação das empresas com a segurança das instalações elétricas e a continudade de serviço, torna-se necessária a substituição dos atuais aparelhos elétricos de proteção por equipamentos atuais e mais modernos.


A modernização dos equipamentos elétricos de baixa tensão tem sido um tema recorrente junto dos vários setores, principalmente o setor industrial onde se regista um envelhecimento acentuado deste tipo de equipamentos face ao elevado grau de utilização.

.
O que é o retrofit?

O retrofit é um processo rápido, económico e seguro que visa melhorar a performance dos sistemas elétricos de diferentes níveis de tensão substituindo, por exemplo, disjuntores com sistema de proteção desatualizado por novos equipamentos com um relé de proteção com uma tecnologia mais atual.



.
Benefícios:
    • Aumentar a segurança individual e coletiva dos operadores;
    • Aumentar a continuidade de serviço;
    • Aumentar a fiabilidade operacional do equipamento;
    • Melhorar a qualidade do sistema de energia elétrica;
    • Minimizar investimentos imprevistos;
    • Reduzir o tempo de execução do processo de alteração;
    • Diminuir os custos de manutenção e operação do sistema elétrico;
    • Reduzir custos com peças de reserva;
    • Atualizar a documentação técnica e manuais do equipamento;
    • Aumentar a satisfação do utilizador

Exemplo de uma solução retrofit:.

Antes


Depois



.
Metodologia e execução:

É importante salientar que efetuar um retrofit é muito mais que a simples remoção de um equipamento de proteção antigo, obsoleto, danificado, etc. e inclusão de outro mais atual.
O retrofit compreende a análise de uma série de fatores, entre eles, o desenvolvimento de uma solução técnica que atenda à necessidade do cliente com um custo otimizado com qualidade e segurança:
- Análise dos critérios a serem utilizados, tendo em conta o desenho do sistema original e as modificações posteriores a introduzir no sistema existente
- Análise das variáveis elétricas, potência nominal, corrente de curto-circuito, fator de potência, conteúdo harmónico, etc.
- Reengenharia do sistema, visando a adaptação das instalações à necessidade atual
- Levantamento dos componentes existentes do sistema que devem ser atualizados, modificados ou substituídos, como, por exemplo:

    • Planeamento da sequência e tempo das tarefas, com o objetivo de causar o mínimo de impacto para o funcionamento do sistema elétrico.
    • Estruturas metálicas do quadro (conjunto de baixa tensão):
        o Disjuntores
        o Relés de proteção
        o Barramentos
        o Dispositivos de comando/automação
        o Cabos, isoladores e demais componentes de comando existentes no sistema
.
A oferta ABB:

Todos os disjuntores de baixa tensão podem ser facilmente substituídos por um novo disjuntor da ABB da gama mais recente, a partir da construção de kits de adaptação específicos para cada modelo, permitindo assim, a substituição de forma rápida e segura.
Os kits de adaptação são completos, com todos os acessórios necessários que permitem uma adaptação perfeita.
.

A ABB é uma das principais empresas no mercado que dispõe de soluções de retrofit de disjuntores de baixa tensão. Para além do know-how, conta com uma vasta gama de disjuntores adaptáveis, equipa de engenharia especializada e um leque de referências no mercado nacional e internacional.



    Para obter mais informações sobre o conceito, tipos de kits de retrofit e outras soluções, consulte-nos através do endereço de email: marketing.abb@pt.abb.com


    Siga-nos nas redes sociais:

    Follow us on TwitterGet LinkedInConnect on FacebookSubscribe on YouTube

    Busca



    ENTRE EM CONTATO