ABB vai aproximar jovens da Universidade Mackenzie (SP) de robôs e modernos sistemas de automação

2017-01-09 - O projeto prevê a interface homem-máquina para dar suporte aos estudantes de engenharia com o objetivo de trazer experiências com tecnologia de ponta

São Paulo, 09 de janeiro de 2017 - A ABB, líder global em tecnologias de energia e automação, vai fornecer equipamentos à Universidade Presbiteriana Mackenzie. O objetivo do contrato é automatizar o laboratório de engenharia e entregar uma arquitetura de controle de automação completa, que proporcione aos alunos o contato com tecnologias que já fazem parte da Indústria 4.0. Após a chegada dos novos equipamentos, prevista para o início de 2017, será possível integrar sensores, botões, robôs e comandos elétricos diversos em um único sistema para que os alunos vivenciem experiências completas e com tecnologia de ponta desenvolvida pela ABB.

O laboratório de automação da Universidade Presbiteriana Mackenzie já conta com robôs da ABB, e como fruto de experiências positivas com os produtos da marca tornou-se necessário incluir novos equipamentos que pudessem compor um sistema completo. O projeto contempla 4 conjuntos de automação, sendo composto por controladores lógicos programáveis (família AC500), interfaces homem-máquina (família CP400 LC), módulos de comunicação e de sinais de entrada e saída (I/O).

“Estamos entusiasmados com a oportunidade de modernizar ainda mais o laboratório da Universidade Mackenzie, uma das instituições privadas mais prestigiadas do país. Os alunos terão mais recursos e poderão vivenciar a utilização dos equipamentos para projetos modernos de automação com a referência da nossa tecnologia” – conta Ronaldo Tarcha, gerente da área de Tecnologias de Controle da ABB no Brasil.

Sistema integrado e inteligente

Após implementação dos conjuntos de automação da ABB, os alunos do Mackenzie terão acesso a um laboratório totalmente integrado, funcional e de fácil configuração, pois o software de engenharia (DM-Tool) tem um ambiente capaz de programar robôs, CLP e IHM.

As bases de conexão (módulos e controladores) são padrão, o que facilita as configurações de hardware. O software de engenharia Automation Builder, que está contido no pacote DM-Tool, possibilita programar todos os modelos de CLP AC500 e AC500- eCo. Os módulos de I/O das famílias AC500 e AC500 eCo são intercambiáveis, do controlador mais simples ao de maior recurso, e todos possuem Web Browser, diagnósticos de falha e monitoramento de variáveis por meio de gráfico e tabela.

Sobre a ABB - A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder pioneira de tecnologia em produtos para eletrificação, robótica e motion, automação industrial e power grids, servindo clientes industriais, concessionárias, transporte e infraestrutura de forma global. Por mais de quatro décadas, a ABB tem escrito o futuro da digitalização industrial. Com mais de 70 milhões de aparelhos conectados por meio de sua base instalada de mais de 70.000 sistemas de controle através de todos os segmentos de clientes, a ABB está posicionada de forma ideal para se beneficiar da Quarta Revolução Industrial e de Energia. Com um patrimônio de mais de 130 anos, a ABB opera em mais de 100 países com cerca de 135.000 funcionários. (www.abb.com.br)

Informações para a imprensa:


Imagem Corporativa
www.imagemcorporativa.com.br

Paula Janer
Telefone: +55 11 3526-4572
paula.janer@imagemcorporativa.com.br

Adélia Chagas
Telefone: +55 11 3526-4538
adelia.chagas@imagemcorporativa.com.br

Bárbara Pereira
Telefone: +55 11 3526-4562
barbara.pereira@imagemcorporativa.com.br

Busca