A ABB irá energizar uma das maiores usinas de energia solar fotovoltaica da África e dar apoio ao impulso às energias renováveis

2013-05-03 - Pedido de $25 milhões para fornecimento de sistema elétrico e de automação para uma das maiores usinas FV de eixo único
Zurique, Suíça, 2 de maio de 2013 – A ABB, grupo líder em tecnologia de energia e automação, recebeu um pedido no valor de cerca de $25 milhões para fornecimento de sistemas elétricos e de controle para uma nova usina elétrica de fotovoltaica (FV) de 75 megawatts (MW), na província de Northrn Cape, na África do Sul. O pedido foi registrado no primeiro trimestre.

De propriedade da WBHO, principal construtora Sul-Africana, e da Buildind Energy, uma operadora e desenvolvedora italiana de energias renováveis, a planta está localizada em Kalahari Desert, perto da cidade de Kathu e de Sishen, uma das maiores minas de minério de ferro a céu aberto do mundo.

A usina FV de Kathu está entre a primeira parte de projetos a ser concedida como parte do programa de energia renovável na África do Sul, que visa diversificar o mix energético do país e reduzir sua pegada de carbono. Depois de concluído em 2014, espera-se que seja uma das maiores usinas FV do mundo, com um sistema de controle de eixo único. Terá capacidade de geração de aproximadamente 146 gigawatts/hora (GWh) de energia solar limpa, para alimentar a rede nacional - suficiente para atender às necessidades de mais de 40 mil pessoas com base na média nacional de consumo per capita, eliminando o equivalente a cerca de 50.000 toneladas de emissões de dióxido de carbono por ano.

"As fontes de energia renovável, como a solar, têm um papel fundamental a desempenhar na satisfação da crescente demanda por eletricidade, minimizando o impacto ambiental," disse Brice Koch, responsável pela divisão de Sistemas de Potência da ABB. "Temos uma forte tradição no fornecimento turnkey de energia e soluções de automação que estão otimizando usinas fotovoltaicas em todo o mundo."

As solução turnkey de elétrica e automação da ABB irão otimizar o desempenho da planta Kathu para maximizar a saída, garantindo a confiabilidade em condições de operação remotas e severas. A solução inclui uma variedade de produtos de energia da ABB como paineis de controle de média e baixa tensão, transformadores de distribuição, e dispositivos de controle e proteção. Incorpora, também, produtos distribuídos de controle e automação da família Symphony™ Plus. A ABB será responsável pelo projeto, engenharia, fornecimento, instalação e comissionamento.

As principais características da solução da ABB incluem a integração do equipamento elétrico da planta e da subestação de alta tensão com solução Symphony Plus Distributed Control System (DCS) de propriedade da empresa em conformidade com a norma de comunicação aberta do IEC 61850 para automação de subestações. A ABB vai fornecer também um avançado sistema de rastreamento com um algoritmo de controle de volta que otimiza o movimento de rastreamento e elimina a sombra nos paineis. A solução também apresenta um sistema de coleta de dados que reúne a entrada operacional dos rastreadores, inversores, caixas de sequência de caracteres e subestação para permitir a operação remota e a manutenção, reduzindo, assim, a necessidade de efetivo no local.

ABB tem um portfólio variado de soluções de produtos, sistemas e serviços para toda a cadeia de valor de energia solar e já entregou mais de 50 usinas turnkey FV de energia em todo o mundo.

Sobre a ABB:
A ABB (www.abb.com) é líder em tecnologias de energia e automação, proporcionando aos clientes industriais e de concessionárias a melhoria da sua performance energética, além da redução dos impactos ambientais. O grupo ABB opera em cerca de 100 países e emprega em torno de 145.000 funcionários.

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube