Mais potência, menos espaço: ajudando a Jaguar I-PACE eTROPHY a resolver seu dilema de recarga

2018-09-28 - À medida que uma nova temporada de corrida de carros elétricos com emissão zero se aproxima da ABB, a empresa está dando mais um importante passo tecnológico rumo ao futuro da mobilidade elétrica 

A ABB, parceira do campeonato ABB FIA Fórmula E, será a parceira de recarga oficial da Jaguar Land Rover em uma nova categoria de corridas de carros elétricos: a série Jaguar I-PACE eTROPHY. As corridas eTROPHY serão uma série de apoio a 10 corridas da ABB FIA Fórmula E, que serão realizadas nos mesmos finais de semana e nas mesmas pistas de corrida. A nova temporada começa no dia 15 de dezembro em Ad Diriyah, na Arábia Saudita.

Ao contrário dos carros de corrida de assento único especialmente projetados e usados na ABB Fórmula E, a série Jaguar I-PACE eTROPHY contará com versões de corrida dos mesmos SUVs elétricos Jaguar I-PACE que agora são vendidos aos consumidores. E os pilotos da Jaguar usarão os carregadores da ABB com base nas mesmas estações de recarga instaladas ao redor do mundo para uso dos motoristas de carros elétricos.

Mas tornar tudo isso possível requer engenhosidade da ABB, líder mundial em tecnologia de recarga rápida.

Quando a série Jaguar I-PACE eTROPHY estava em fase de planejamento, a empresa foi confrontada com um desafio técnico - como recarregar rapidamente as baterias de até 20 carros de corrida I-PACE eTROPHY nas pausas dos treinos, da classificação e entre as corridas? E como fazer isso em 10 cidades diferentes de quatro continentes durante a temporada?

A linha de carregadores Terra DC da ABB estava à altura do desafio. Afinal, são os eletropostos de recarga mais populares da companhia, em funcionamento na Europa e nos Estados Unidos. Havia apenas um problema. Os modelos projetados para uso público têm 2,2 metros de altura - aproximadamente o mesmo tamanho de uma bomba de combustível de posto de gasolina. Mas isso o torna grande demais para caber nos porões de carga dos jatos que transportam os pilotos e equipamentos da série em todo o mundo durante a temporada. Estes equipamentos rápidos também são geralmente fixados no local e com a fiação, e não devem ser movidos.

Assim, uma equipe da ABB na Índia reprojetou uma solução que compactou a funcionalidade de um Terra DC em um modelo sobre rodas de apenas 1,5 metro de altura, o que representa uma redução de quase 32% na altura. E, a pedido da Jaguar, o time da companhia também projetou um compartimento durável para transporte, que incorpora inovações como uma rampa de carregamento embutida e canais para manuseio por uma empilhadeira.

“Esse compromisso de fornecer soluções sob medida para as necessidades de nossos clientes é exatamente o que a ABB faz com excelência”, disse Frank Muehlon, head de negócios de recarga elétrica da ABB. “A parceria com a série Jaguar I-PACE eTROPHY é outro exemplo da capacidade da companhia de enfrentar grandes desafios com engenharia inovadora”.

Recentemente, a revista Fortune classificou a ABB em oitavo lugar na sua lista de empresas que estão "mudando o mundo" pelos avanços que tem feito em mobilidade elétrica e recarga de veículos elétricos. O carregador mais potente da companhia, o Terra HP, é capaz de oferecer 200 quilômetros de autonomia à um carro elétrico em apenas oito minutos - aproximadamente o tempo necessário para reabastecer o tanque de um carro convencional.

Como líder mundial em infraestrutura de veículos elétricos, a linha completa de soluções de recarga da ABB abrange carros elétricos, ônibus elétricos e híbridos, bem como soluções de eletrificação para navios e ferrovias. A companhia tem uma base instalada de 8.000 carregadores de alta velocidade em 68 países, mais do que qualquer outro fabricante.


Busca



ENTRE EM CONTATO