ABB ganha pedido de U$40 milhões para possibilitar conexão energética no sul da China

2016-11-10 - Zurique, Suíça, 2 de novembro de 2016 – Tecnologias avançadas de energia facilitam transmissão de 5000MW de energia limpa hidroelétrica por 1950km pela conexão UATCC Dianxibei-Guangdong
ABB ganhou um contrato de mais de 40 milhões para fornecer equipamentos avançados de energia para o link de transmissão de corrente contínua em ultra alta tensão (UHVDC) de 800 quilovolts (kV) de Dianxibei-Guangdong. Espera-se que o projeto, operado pela China Southern Power Grid Company Limited, uma das duas maiores operadoras de rede do país, transmita 5000 megawatts (MW) de potência por uma distância de mais de 1950 quilômetros. O pedido foi agendado para o terceiro trimestre de 2016.

O link transmitirá energia hidroelétrica limpa da província de Yunnan, no sudeste da China, à região do delta do Rio Pérola em Guangdong, uma das regiões mais densamente urbanizadas do mundo e um grande centro econômico e fabril da China. O link tem capacidade para atender às necessidades anuais de consumo de energia de mais de 10 milhões de pessoas, com base no consumo nacional per capita. Ele ajudará, ainda, a região a reduzir significativamente o consumo de carvão e mitigar as emissões de dióxido de carbono e de dióxido de enxofre.

“Estamos felizes que nossas tecnologias avançadas de energia possibilitem à maior conexão UHVDC no sul da China a entregar energia limpa a milhões de pessoas e reduzir impactos ambientais”, disse Cláudio Facchin, Presidente da divisão Power Grids da ABB. “Tecnologias de ultra alta tensão são um elemento chave em nossa estratégia Next Level e ajudarão países em expansão, como a China, a transportar de forma eficiente e confiável quantidades crescentes de energia limpa e renovável por distâncias cada vez maiores.”

As tecnologias da ABB serão utilizadas na estação conversora Xinsong em Yunnan e na estação Dongfang em Guangdong. A estação conversora Xingsong fica em uma altitude elevada, a 2400 metros, e as válvulas foram especialmente projetadas para suportar as necessidades mecânicas e elétricas do ambiente desafiador. A ABB também fornecerá disjuntores de tanque morto, disjuntores de tanque vivo e capacitores para Corrente Contínua (CC), bem como equipamentos para torres e salas de válvulas conversoras.

A transmissão UHVDC é um avanço da HVDC, uma tecnologia na qual a ABB é pioneira há 60 anos, e representa o maior salto em capacidade e eficiência em mais de duas décadas. A ABB está contribuindo para uma série de links UHVDC na China e, mantendo sua herança de pioneirismo, vem desenvolvendo e testando com sucesso tecnologias para os maiores níveis de tensão CC do mundo.

Sobre a ABB

A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder pioneira de tecnologia em produtos para eletrificação, robótica e motion, automação industrial e power grids, servindo clientes industriais, concessionárias, transporte e infraestrutura de forma global. Por mais de quatro décadas, a ABB tem escrito o futuro da digitalização industrial. Com mais de 70 milhões de aparelhos conectados por meio de sua base instalada de mais de 70.000 sistemas de controle através de todos os segmentos de clientes, a ABB está posicionada de forma ideal para se beneficiar da Quarta Revolução Industrial e de Energia. Com um patrimônio de mais de 130 anos, a ABB opera em mais de 100 países com cerca de 135.000 funcionários. www.abb.com.br

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube

Busca