ABB participa em seminário sobre Automação e Controlo promovido pela Universidade EDP

Decorreu, no passado dia 29 de Novembro, um seminário promovido pela Universidade EDP sob o lema “Automação e Controlo da Rede de Distribuição de Energia”.

O evento teve lugar no Hotel Altis Park, em Lisboa, e contou com a presença de cerca de 150 quadros médios e superiores, maioritariamente directivos, das várias empresas do grupo EDP.

A ABB foi convidada a estar presente na sua qualidade de fornecedor de referência de Sistemas de Comando e Controlo, tendo o Eng. Carlos Caetano, director da divisão Power Systems da ABB em Portugal, participado como orador no painel “Automação em Subestações – presente e futuro”. Os restantes painéis tiveram como temas a “Automação MT – presente e futuro” e “Sensorização e Comunicações”. No final de cada painel foi aberta a discussão à audiência, com a moderação do Eng. Vitor Tomás, director da EDP Distribuição.

A apresentação da ABB centrou-se no “Bus do Processo” dos sistemas de comando e controlo, que faz parte do novo standard internacional para estes sistemas. O “Bus do Processo” é tido como o futuro em subestações, pois permite que todos os equipamentos primários de uma subestação eléctrica passem a ser monitorizados exclusivamente via comunicações em fibra óptica. É uma mudança conceptual profunda, e alterará radicalmente a forma como hoje em dia são construídas subestações, pois evitará as ligações eléctricas físicas actuais entre os aparelhos de alta tensão e os sistemas de monitorização, passando este interface a ser realizado apenas por protocolo de comunicação.

Fez também parte do evento um "show-room" de demonstração, onde a ABB teve a oportunidade de montar um stand de exposição, com algumas das soluções tecnológicas que são actualmente fornecidas para a EDP. Houve a oportunidade de estabelecer um profícuo diálogo com todos os interessados que ali se deslocaram, onde os Eng.ºs Bruno Cardoso e Pedro Silva, responsáveis comercial e de operações, respectivamente, do Departamento de Automação de Subestações da ABB em Portugal, tiveram oportunidade de apresentar aos elementos da EDP as valências das soluções técnicas ali montadas.

A ABB é uma das líderes mundiais no desenvolvimento de equipamentos de alta tensão que tornarão possível esta realidade, onde se destacam os transformadores de medida de correntes e tensões não convencionais, que já foram instalados na primeira subestação do mundo 100% comunicante, situada em Loganlea, na Austrália.


O Eng. Ângelo Sarmento, administrador da EDP Distribuição, realçou durante sessão de abertura a importância que cada vez mais os sistemas de automação têm para a rede da EDP, referindo ainda que, apesar do momento de crise que se vive, a empresa pretende prosseguir a sua estratégia de tornar a rede cada vez mais inteligente e comunicante, e que, para tal, conta com os seus parceiros tecnológicos mais importantes, como é o caso da ABB.


Siga-nos nas redes sociais:

Follow us on TwitterGet LinkedInConnect on FacebookSubscribe on YouTube

Busca



ENTRE EM CONTATO