ABB fornece sistema de controle para usina elétrica na Itália

2013-04-30 - O sistema Simphony Plus melhora a eficiência e o desempenho ambiental da usina termelétrica a carvão
Zurique, Suíça, – A ABB, grupo líder em tecnologias de energia e de automação, recebeu um pedido da maior empresa de energia italiana, Enel, e uma das principais concessionárias da Europa, para fornecer seu sistema de controle e automação Symphony ® Plus e atender uma das principais unidades na usina Grazia Deledda Sulcis, na ilha da Sardenha.

Grazia Deledda Sulcis é uma usina elétrica a carvão de 590 megawatts (MW), perto da cidade de Portoscuso, na costa sudoeste da Sardenha. A usina é composta por duas unidades, cada uma com capacidade de geração de mais de 240 MW. Os sistemas de controle existentes serão substituídos por uma solução de automação da planta para aumentar a eficiência da unidade e melhorar seu desempenho ambiental. A empresa está tomando medidas pró-ativas para melhorar a eficiência e reduzir o impacto ambiental de suas usinas de carvão.

A nova solução Symphony Plus inclui o controlador de alto desempenho, sistemas de gerenciamento de incêndio e de dessulfurização de gás de combustão, instrumentação, uma nova sala de controle e estações operacionais, equipadas com uma interface homem-máquina intuitiva e fácil de usar.

"O sistema de automação de planta Symphony Plus pode contribuir significativamente na melhoria da eficiência e na redução do impacto ambiental, integrando vários sistemas de informação e produção de plantas em uma única plataforma", disse Massimo Danieli, responsável pela unidade de negócios de Geração de Energia da ABB, uma área da divisão de Sistemas de Potência da empresa. "Ele é mensurável e permite a integração dos sistemas elétrico, de negócios e manutenção da planta conforme os requisitos evoluam ao longo do tempo".

A usina elétrica de Grazia Deledda Sulcis está localizada na bacia de Sulcis Iglesiente, que contém os únicos depósitos de carvão da Itália. O uso de carvão para gerar eletricidade deverá aumentar nos próximos anos, visto que a Itália pretende reduzir sua dependência das importações de gás natural da Rússia e da Argélia. Cerca de 52% da eletricidade italiana é gerada com gás natural, o que a torna um dos países mais fortemente dependentes do gás na União Europeia.

Symphony Plus é a plataforma de controle e automação da ABB para os setores de energia e saneamento. Essa plataforma poderosa, versátil e escalonável está projetada para maximizar a confiabilidade e a eficiência da planta pela automatização, integrando-a e otimizando-a completamente. Existem mais de 6.000 instalações da Symphony em operação em todo o mundo, incluindo mais de 4.000 em aplicações em energia e água.

Sobre a ABB:
A ABB (www.abb.com) é líder em tecnologias de energia e automação, proporcionando aos clientes industriais e de concessionárias a melhoria da sua performance energética, além da redução dos impactos ambientais. O grupo ABB opera em cerca de 100 países e emprega em torno de 145.000 funcionários.

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube

Busca