Um vislumbre da perfeição

A Porsche usa robôs ABB para mostrar o seu mais novo modelo 911 aos fãs de todo o mundo numa antestreia exclusiva.
Lançado há cinquenta anos, o Porsche 911 tornou-se um marco cultural - é um dos carros de alto desempenho mais potentes e o Porsche mais reconhecível. Como parte do 50º aniversário do modelo icônico, a Porsche criou uma edição limitada especial de cor dourada do mais novo modelo 911. Os robôs da ABB estão a ser utilizados para a primeira apresentação do mais recente modelo de última geração para os fãs de carros em todo o mundo no lançamento exclusivo da Porsche na Alemanha.

Os fãs em qualquer parte do mundo podem ver um dos carros da nova edição através de uma experiência única e interativa na qual controlam dois robôs ABB IRB 4600 equipados com câmaras. Ao usar uma página na web, o usuário on-line pode direcionar os robôs para mover e posicionar com precisão as câmaras que mostram o carro em quase todos os ângulos.



Os especialistas da Porsche e da ABB colaboraram na criação desta exposição tecnicamente desafiadora, que exigiu a coordenação do controlo de movimento de dois robôs cada um ao longo de seis eixos com câmaras em outros dois eixos. Os robôs, com cerca de dois metros de altura e com um alcance de dois metros, são normalmente usados para tarefas industriais, como máquinas de soldagem.

A equipa usou o software RobotStudio da ABB para visualizar todos os movimentos possíveis que os robôs podiam fazer e ajustá-los conforme necessário antes da instalação para garantir o bom funcionamento dos robôs físicos reais. Isso permite aos visitantes aproveitar o longo alcance do IRB 4600 para visualizar o carro de todos os ângulos possíveis, evitando colisões entre os dois robôs ou com o veículo.



Como os robôs precisam de trabalhar continuamente, a exposição também é suportada pela plataforma ABB Ability, Connected Services. O ABB Ability, Connected Services monitoriza a “saúde” e o desempenho dos robôs e alerta proactivamente os operadores de circunstâncias que podem levar a uma paralisação não planeada antes que um problema realmente ocorra.

Busca