ABB e Belo Monte fecham contrato de US$ 75 milhões para prover energia limpa do norte ao sudeste do País

2017-01-13 - Transformadores de ultra alta tensão serão entregues e levarão energia para 10 milhões de pessoas

Zurique, Suíça, 13 de janeiro de 2017 – A ABB recebeu pedido de cerca de US$ 75 milhões para fornecer transformadores conversores com tecnologia de ponta para a conexão de Belo Monte, que realizará a transmissão de 800 quilovolts (kV) de ultra alta tensão em corrente contínua (UHVDC). A conexão, de 2.518 quilômetros (km), irá transmitir energia limpa gerada no norte do Brasil, a partir da subestação Xingu para a subestação Rio, no sudeste. Os transformadores serão capazes de transportar até 4000 megawatts (MW) de eletricidade - o suficiente para fornecer energia para aproximadamente 10 milhões de pessoas, com base na média nacional de consumo. O pedido foi registrado no quarto trimestre de 2016.

"As tecnologias de ultra alta tensão são um dos focos de nossa estratégia Next Level. Nossos transformadores conversores vão possibilitar a integração de fontes de energia renováveis e transmissão de energia limpa para milhões de pessoas, a longa distância e com perdas mínimas, de forma confiável e eficiente", disse Claudio Facchin, presidente da divisão Power Grids da ABB. "No Brasil, temos um histórico bem-sucedido e continuamos empenhados no suporte do desenvolvimento da infraestrutura energética do país".

Para a conexão UHVDC de Belo Monte, o fornecimento da ABB inclui 14 transformadores conversores de 400 mega-volt-ampere (MVA) de 400 quilovolts (kV) e outros equipamentos relacionados. Os transformadores conversores estão entre os componentes mais vitais em um sistema de transmissão, permitindo a confiabilidade e a estabilidade da energia da rede.

A UHVDC é um avanço da HVDC, tecnologia em que a ABB é pioneira há 60 anos e representa o maior salto de capacidade e eficiência em mais de duas décadas. A ABB foi também a primeira a desenvolver e testar de forma bem-sucedida a tecnologia do transformador conversor de 1.100 kV, estabelecendo um recorde para os mais altos níveis de tensão DC, tornando possível aumentar a capacidade de transmissão de energia de conexões de UHVDC para o nível sem precedentes de 12000 megawatts.

Projetados para dar confiabilidade, durabilidade e eficiência, os transformadores da ABB são componentes integrantes de uma rede elétrica que permitem a conversão eficiente e segura da eletricidade para diferentes tensões. O portfólio da companhia inclui transformadores de potência de até 1.200 quilovolts, transformadores de distribuição a seco e a óleo, transformadores de tração e de aplicação especial, bem como componentes relacionados.


Sobre a ABB - A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder pioneira de tecnologia em produtos para eletrificação, robótica e motion, automação industrial e power grids, servindo clientes industriais, concessionárias, transporte e infraestrutura de forma global. Por mais de quatro décadas, a ABB tem escrito o futuro da digitalização industrial. Com mais de 70 milhões de aparelhos conectados por meio de sua base instalada de mais de 70.000 sistemas de controle através de todos os segmentos de clientes, a ABB está posicionada de forma ideal para se beneficiar da Quarta Revolução Industrial e de Energia. Com um patrimônio de 125 anos, a ABB opera em mais de 100 países com cerca de 135.000 funcionários. www.abb.com.br

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube


Busca



ENTRE EM CONTATO

  • Informações para a imprensa:
  • Imagem Corporativa
  • www.imagemcorporativa.com.br

    Paula Janer
    Telefone: +55 11 3526-4572
    paula.janer@imagemcorporativa.com.br

    Adélia Chagas
    Telefone: +55 11 3526-4538
    adelia.chagas@imagemcorporativa.com.br

    Bárbara Pereira
    Telefone: +55 11 3526-4562
    barbara.pereira@imagemcorporativa.com.br

    Isabella Ortega
    Telefone: +55 11 3526-4588
    isabella.ortega@imagemcorporativa.com.br