PCS 6000 STATCOM da ABB impulsiona o crescimento do maior parque eólico da Europa

Com a energia eólica contribuindo mais para o mix energético, as operadoras das redes de transmissão têm enrijecido suas regulamentações de conexão de rede (conhecidas como códigos de rede) para manter a qualidade, segurança e potência das redes.

Quando a energia eólica começou a surgir não havia requisitos para a compensação de potência reativa, porque geralmente as turbinas eram pequenas e tinham pouco ou nenhum efeito sobre a rede. Atualmente, as turbinas são maiores e em maior número para conectar grandes parques eólicos à rede, desta forma, regulamentações mais rigorosas foram implementadas para assegurar a estabilidade do sistema de transmissão. Com a existência de parques eólicos como Whitelee, maior parque eólico terrestre da Europa, formado por mais de uma centena de turbinas, dispositivos de compensação de potência reativa devem ser implementados. Para parques eólicos terrestres, geradores de turbinas eólicas de simples indução são normalmente utilizados, já que são projetados para proporcionar apenas uma pequena quantidade de energia reativa. A adição de mais turbinas multiplica o efeito tornando-se necessário implantar outros dispositivos de compensação de potência reativa no ponto de ligação à rede.

Em Whitelee, que está localizado a cerca de 15 km de Glasgow, a maior cidade da Escócia, o parque eólico foi aumentado em mais 75 turbinas. Isso resultou em um total de 215 turbinas com uma capacidade de geração de 539 megawatts (MW), o que exigiu um produto de compensação de energia reativa robusto e confiável.

Instalação dos PCS 6000 STATCOMs no parque eólico de Whitelee na Escócia
Foram instalados e comissionados três PCS 6000 STATCOMs refrigerados por líquido (compensadores síncronos estáticos), cada um de ± 15MVAr (megavolts amperes reativo) conectado em 33 quilovolts (kV), para garantir que a instalação esteja em linha com os rigorosos códigos de rede impostos pelo operador do sistema de transmissão. O principal equipamento foi instalado no interior de um recipiente externo. O escopo do fornecimento incluiu também transformador e permutadores externos de calor a água/ar. Além disso, a ABB foi responsável pelo gerenciamento do projeto, instalação e comissionamento.

O PCS 6000 STATCOM permite a geração de energia reativa, bem como a absorção por meio do processamento eletrônico de formas de onda de tensão e corrente em um conversor de fonte de tensão (VSC). Não são necessários bancos adicionais de capacitores ou reatores shunt para fornecer tensões de sistema superiores ou inferiores, respectivamente. A solução STATCOM da ABB tem um design compacto, assim como alta densidade de potência e impacto magnético baixo.

O Parque Eólico Whitelee agora está na fase final do seu plano ambicioso para operar com uma capacidade instalada de 539MW e fornecer energia limpa suficiente para abastecer o equivalente a cerca de 304.000 casas escocesas deslocando entre 570.000 e 1,3 milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono por ano.

O PCS 6000 STATCOM da ABB amplia tecnologia de 10MVAr para 100MVAr e é uma solução robusta, confiável e muito eficiente (98,5% de eficiência) que dá suporte a redes de energia fracas e permite a geração de energia renovável.

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube