ABB revoluciona carregador de baterias para trens

2016-09-23 - O mais compacto carregador de baterias com a tecnologia pioneira de semicondutores de potência em carbeto de silício chega 80% mais leve que a geração anterior.
Carregador de bateria BORDLINE BC
Na exposição comercial InnoTrans em Berlim, Alemanha, de 20 a 23 de setembro, a ABB lança a próxima geração de carregador de baterias, com base em semicondutores de potência em carbeto de silício (SiC) para uso em todas as aplicações ferroviárias. As baterias para trens entregam potência para sistemas críticos, tais como controle e iluminação. O novo carregador de baterias compacto da série, BORD¬LINE® BC, complementa a família de produtos ABB de grandes conversores auxiliares de potência individuais e é compatível com todos os níveis padrão de tensão para baterias de trens. Ocupando uma área de 360x220 mm – o tamanho de uma caixa de sapatos –, ele é cerca de 10 vezes menor e seu peso é reduzido em 80% em relação às gerações anteriores. O novo dispositivo é excepcional, com uma alta densidade de potência de 1kW por litro e por kg, uma melhoria de um fator de potência de 15 em relação às gerações anteriores.

Os trens modernos têm requisitos variáveis para seus componentes de eletrônica de potência. Para transportes locais, como bondes, os componentes devem ser tão leves quanto possível para aumentar a eficiência energética total do sistema. A necessidade, nos transportes para longa distância e alta velocidade, é por dispositivos que sejam simultaneamente compactos, potentes e confiáveis.

O carregador de baterias BORDLINE BC usa o comprovado design ABB em plataforma modular ao mesmo tempo em que incorpora, pela primeira vez, a tecnologia de SiC. A tecnologia de semicondutores de potência em SiC permite uma densidade de potência e um desempenho que não são possíveis com os semicondutores de potência convencionais em silício (Si), em função de suas características de condutividade. O domínio da tecnologia de¬¬¬ SiC se traduz em uma drástica redução nas dimensões, peso, requisitos de refrigeração e em maior eficiência do sistema, todos fatores críticos para operadores de ferrovias.

“O novo carregador de baterias traz todas as vantagens disponíveis das tecnologias de SiC e chaveamento suave para um novo nível de desempenho em eletrônica de potência para uso ferroviário”, disse Sami Atiya, presidente da divisão Discrete Automation and Motion . “A ABB tem uma longa história de fornecimento de tecnologias inovadoras e energeticamente eficientes para a indústria ferroviária e continuaremos inovando no setor dos transportes, uma área de crescimento chave em nossa estratégia Next Level”.

Os novos trens de alta velocidade da Stadler operados pela Swiss Federal Railways (SBB) na nova rota transalpina pelo túnel na base do Gotthard entre Zurique e Milão será equipada com essa tecnologia revolucionária.

Informações da tecnologia
A tecnologia de semicondutores em SiC oferece vantagens significativas sobre os dispositivos semicondutores tradicionais com base em silício para as aplicações em potência que exigem menores perdas, maior frequência de chaveamento e/ou operação em ambientes sob temperaturas elevadas. Por exemplo, a resistência dielétrica à tensão do SiC é cerca de 10 vezes maior que a do Si. Baixas perdas são críticas para o desempenho e a tecnologia de SiC pode reduzir a perda de potência por um fator de até cinco vezes. O chaveamento em alta frequência pode ser elevado em relação ao nível da tecnologia convencional, operando em uma faixa de 10 a 20 kHz, por um fator de potência de 10.

Sobre a ABB

A ABB (www.abb.com.br) é líder em tecnologias de energia e automação que possibilitam aos clientes da indústria, concessionárias de serviços, de infraestrutura e transporte a melhora de seu desempenho ao mesmo tempo m que reduzem o impacto ambiental. O Grupo ABB opera em cerca de 100 países, emprega em torno de 135.000 funcionários e mantém compromisso com os mais altos padrões de integridade em qualquer lugar em que faz negócios. A ABB é reconhecida como Empresa Pró-Ética por promover boas práticas corporativas e pelo seu comprometimento com a transparência, integridade, prevenção e o combate à corrupção. Este reconhecimento é iniciativa do Instituto Ethos e do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle.

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube

Busca



ENTRE EM CONTATO