ABB recebe encomenda de 75 M de dólares para rede UHVDC no Brasil

Transformadores de ultra-alta tensão que irão ajudar a fornecer energia hidroelétrica, amiga do ambiente, através da rede Belo Monte para dez milhões de pessoas

A ABB recebeu uma encomenda no valor de cerca de 75 milhões de dólares para fornecer transformadores de conversão avançada para a rede de transporte de corrente contínua de ultra-alta tensão (UHVDC) 800 kilovolts (kV) de Belo Monte. A rede de 2.518 km (km) irá transportar energia limpa produzida no norte do Brasil, da subestação Xingu, para a subestação Rio, no sudeste. Esta rede terá capacidade para transportar até 4000 megawatts (MW) de eletricidade - o suficiente para atender as necessidades de cerca de dez milhões de pessoas, com base no consumo nacional médio. A ordem foi recebida no quarto trimestre de 2016.

"As tecnologias de ultra-alta tensão são uma área de foco chave da nossa estratégia Next Level, e os nossos transformadores de conversão avançada estão a tornar possível a integração de fontes de energia renováveis e o transporte de energia por longas distâncias com perdas mínimas, para milhões de pessoas, de forma fiável e eficiente ", disse Claudio Facchin, presidente da divisão Power Grids da ABB. "Temos uma longa e bem-sucedida trajetória no Brasil e continuamos empenhados a apoiar o desenvolvimento da infraestrutura de energia do país ".

Este projeto da ABB para a rede UHVDC de Belo Monte inclui quatorze 400 megavolt-ampere (MVA), transformadores de conversão de 400 kilovolt (kV) e outros equipamentos relacionados. Os transformadores de conversão são dos componentes mais importantes num sistema de transporte de energia, permitindo a estabilidade e fiabilidade da rede minimizando as perdas.

O UHVDC é uma evolução da tecnologia HVDC, em que a ABB é pioneira há mais de 60 anos, e representa o maior avanço em termos de capacidade e eficiência em mais de duas décadas. Em sintonia com seu patrimônio pioneiro, a ABB foi a primeira a desenvolver e testar com sucesso a tecnologia de transformador de conversor de 1.100 kV, estabelecendo um nível recorde de níveis de tensão DC e tornando possível o aumento da capacidade do transporte de energia de maior potência em redes UHVDC para o nível sem precedentes de 12000 megawatts.

Os transformadores são componentes integrais de uma rede elétrica, permitindo a conversão eficiente de diferentes tensões. Os transformadores ABB líderes mundiais são projetados para garantir fiabilidade, durabilidade e eficiência, com uma carteira que inclui transformadores de potência até 1.200 kilovolts, transformadores secos de distribuição, transformadores de tração e aplicações especiais e componentes relacionados.

Sobre a ABB

ABB (ABBN: Ex SIX Swiss) é um líder tecnológico pioneiro em produtos de eletrificação, robótica e movimento, automação industrial e redes energéticas, com clientes globais de serviços públicos, indústria, infraestruturas e transportes. Com mais de 125 anos de história na inovação a ABB está a desenhar o futuro da digitalização industrial e está idealmente posicionada para beneficiar da Quarta Revolução Industrial e de Energia. A ABB opera em mais de 100 países, com cerca de 135.000 colaboradores.