A ABB lança a nova geração da subestação isolada a gás de 145 quilovolts

2013-11-04 - O design compacto e modular possibilita a fácil instalação e facilita a otimização de espaço e custo.
Zurique, Suíça, 29 de outubro de 2013 – ABB, o grupo líder em tecnologias de energia e automação, anunciou o lançamento da nova subestação isolada a gás (GIS) de 145kV (quilovolts). A última GIS tinha um design modular simplificado, tornando a instalação mais rápida e fácil. Também contava com os menores custos de ciclo de vida e características que reduziam o impacto ambiental.

O novo design de desempenho ecoeficiente da GIS possibilita a redução do gás isolante SF6 em cerca de 60% e o peso em 13% em comparação com o modelo anterior. Outras características importantes incluem acesso frontal conveniente que permite maior facilidade de operação e manutenção. O invólucro trifásico pequeno e horizontal com isoladores monofásicos ainda facilitam a acessibilidade geral.

O sistema foi criado para uma tensão nominal de 145 kV, e pode lidar com uma corrente nominal de até 3150 A (Amperes). É capaz de fornecer proteção às redes de energia com correntes de curto-circuito nominal de até 40 kA (kiloamperes).

O novo produto foi criado e desenvolvido por meio de uma estreita colaboração entre os peritos na tecnologia global da GIS e o centro de competência GIS na China. Está alinhado com a abordagem "no país para o país" (in country for country) da ABB e os produtos fabricados aqui irão atender às necessidades do mercado local, assim como os outros mercados ao redor do mundo.

“A nova geração da GIS 145 kV é projetada para uma instalação, operação e serviço mais fáceis enquanto garante a confiabilidade”, diz Giandomenico Rivetti, Gerente da Unidade de Negócios de Alta Tensão da ABB dentro da divisão de Produtos de Potência. “Esta GIS ecoeficiente traz economias significativas de espaço, peso e gás isolante SF6, o que o torna ecologicamente correto e ideal para aplicações onde o espaço é limitado".

Em um sistema de energia, a subestação é utilizada para controlar, proteger e isolar os equipamentos elétricos, aumentando assim a confiabilidade da alimentação elétrica. Com a tecnologia da GIS, os principais componentes e condutores são protegidos com gás isolante. A , confiabilidade e torna esta a solução preferida onde o espaço é uma restrição (p. ex., cidades movimentadas) ou em condições ambientais adversas.

A ABB foi a pioneira com a GIS de alta tensão em meados dos anos de 1960 e continua impulsionando a tecnologia e inovação, oferecendo uma linha completa de produtos em seu portfólio com níveis de tensão de 72,5kV a 1.200kV. Como líder do mercado de tecnologia GIS de alta tensão, a ABB possui uma base global instalada de mais de 21.000 baías.

A ABB (www.abb.com.br) é líder em tecnologias de energia e automação, proporcionando aos clientes industriais e de concessionárias a melhoria da sua performance energética, além da redução dos impactos ambientais. O grupo ABB opera em cerca de 100 países e emprega em torno de 150.000 funcionários.

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube

Busca