A ABB registou mais pedidos de patentes na Europa em 2013 do que qualquer outra empresa com sede na Suíça

2014-03-19 - A Suíça tem o maior número de pedidos de registo de patentes na Europa por milhão de habitantes, à frente da Suécia e da Finlândia
A ABB, grupo líder em tecnologias de energia e automação, registou mais pedidos de patentes no Instituto Europeu de Patentes (EPO) em 2013 do que qualquer outra empresa com sede na Suíça. Do total de 6.651 pedidos de patentes na Suíça, 455 foram feitas pela ABB, seguida pela Nestlé, Alstom e Roche.

Anualmente, a ABB investe cerca de 1,5 mil milhões de dólares em investigação e desenvolvimento e é considerada líder em inovação tecnológica nas suas principais áreas de actividade. A sua herança de 125 anos de inovação foi ainda mais realçada em 2013, quando a agência internacional Thomson Reuters e a publicação científica MIT Technology Review reconheceram a ABB como uma das empesas mais inovadoras do mundo.

"A ABB é mundialmente conhecida como inovadora em tecnologia e pela qualidade de seus produtos", disse o director de tecnologia da ABB, Claes Rytoft. "Regozijo-me por ver a ABB no topo da lista de pedidos de registo de patentes, pois esse facto é uma confirmação dos nossos esforços para respondermos ao mercado com produtos e soluções inovadoras."

A ABB está activa em investigação e desenvolvimento em mais de 30 países e emprega mais de 8.500 técnicos em todo o mundo. Também mantém sete centros de investigação corporativos, um deles situado em Dättwil, nos arredores de Zurique. O laboratório de investigação global da ABB é especializado em nove áreas de pesquisa, incluindo electrónica de potência, software, sensores, e materiais.

Os pedidos de registos de patentes no EPO cresceram 2,8% no ano passado e atingiram outro recorde, indicando que a Europa continua a ser o principal mercado de inovação. A Suíça teve o maior número de pedidos por milhão de habitantes na Europa, à frente da Suécia e da Finlândia.

Com quase 7.000 colaboradores, o EPO é uma das maiores instituições europeias de serviços públicos. Sediada em Munique, tem também escritórios em Berlim, Bruxelas, Haia e Viena. O EPO foi fundado com o objectivo de reforçar a cooperação entre os estados europeus no domínio das patentes. Através do processo centralizado de concessão de patentes do EPO, os inventores podem conseguir a protecção de patentes nos 38 estados membros da Organização Europeia de Patentes com base num único pedido de patente europeu.

O Grupo ABB, líder em tecnologias de energia e automação, possibilita às empresas de electricidade, água e gás, e à indústria, melhorar o seu desempenho, reduzindo o impacto ambiental. O Grupo ABB opera em cerca de 100 países e emprega aproximadamente 150.000 pessoas.