ABB recebe pedido de US$ 40 milhões para fortalecer a rede de energia da Indonésia

2018-01-23 - Modernização e expansão de usina de energia aumenta o fornecimento de energia limpa para a Região Metropolitana de Jacarta
A ABB recebeu um pedido com valor de mais de US$ 40 milhões de um consórcio formado pela Doosan Heavy Industries e a empresa estatal de construção PT Hutama Karya, para modernizar e expandir a usina de ciclo combinado Muara Tawar na Java ocidental, Indonésia. O projeto inovador adicionará 650 megawatts (MW) de eletricidade à rede nacional. O pedido foi registrado no quarto trimestre de 2017.

A fim de melhorar a eficiência da usina e fornecer energia limpa para a Região Metropolitana de Jacarta, o gerador a gás de 1.150 MW atual será convertido em uma usina de ciclo combinado de 1.800 MW.

A usina de ciclo combinado usa turbinas a gás e a vapor para gerar mais eletricidade do mesmo combustível do que uma usina de ciclo simples tradicional. O calor residual da turbina a gás é direcionado para a turbina a vapor adjacente, que gera energia adicional. A usina é operada pela estatal de energia da Indonésia, a PT Perusahaan Listrik Negara (PLN).

A Indonésia é o quarto país mais populoso do mundo e uma das economias que mais crescem na Ásia. Isso tem estimulado a necessidade por eletricidade e, de acordo com a PLN, projeta-se que a demanda crescerá em torno de 8,5% ao ano entre 2015 e 2025. Em resposta, o governo delineou um plano para adicionar 35.000 megawatts (MW) de nova capacidade de geração de energia entre 2015 e 2019.

A Indonésia pretende conectar 99,7% dos domicílios do país à rede elétrica nacional até 2025, o que exigiria uma capacidade adicional de geração de energia de mais de 80 gigawatts (GW). O país também planeja elevar para 23% o percentual de energias renováveis em seu mix até 2025. A atualização e conversão da Muara Tawar para uma usina de ciclo combinado contribuirá significativamente para esses objetivos.

“A ABB tem uma presença de longa data, expandindo a área de cobertura e a comprovada experiência na Indonésia e estamos satisfeitos em contribuir ainda mais para o desenvolvimento da infraestrutura de energia do país para atender à economia crescente e à vibrante população”, disse Claudio Facchin, presidente da divisão de Power Grids da ABB. “Estamos orgulhosos de fazer parte deste projeto inovador que respalda nossa visão de fornecer uma rede mais forte, mais inteligente e mais limpa”.

Como parte de todo o projeto, a ABB é responsável pelo design, engenharia, instalação e comissionamento dos equipamentos e sistemas auxiliares da usina. A ABB também fornecerá uma subestação isolada a ar de 500 quilovolts (kV), bem como importantes equipamentos como disjuntores de gerador, painéis de média e baixa tensão, transformadores e equipamento de proteção.

A ABB recentemente inaugurou uma nova fábrica de produtos de alta tensão em Tangerang, na periferia de Jacarta. Isso é parte da continuada expansão da área de cobertura da ABB no país, incluindo o estabelecimento de uma nova fábrica de produtos de média tensão em 2015, no mesmo local.

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder nas tecnologias pioneiras de produtos para eletrificação, robótica, automação industrial e redes de energia, atendendo globalmente concessionárias de serviços públicos e clientes da indústria, bem como de transportes e infraestrutura. Dando continuidade a uma história de mais de 130 anos de inovações, a ABB dita, atualmente, o rumo da digitalização industrial, como líder da revolução energética e da quarta revolução industrial. Como parceira principal da Fórmula E, a categoria de esporte automobilístico internacional totalmente elétrico da FIA, a ABB está impulsionando os limites da mobilidade elétrica para contribuir para um futuro sustentável. A ABB opera em mais de 100 países e conta com cerca de 136.000 colaboradores. www.abb.com

Busca



ENTRE EM CONTATO

  • Informações para a imprensa
  • Imagem Corporativa
  • www.imagemcorporativa.com.br

    Estefânia Basso
    Telefone: +55 11 3526-4521
    estefania@imagemcorporativa.com.br

    Adélia Chagas
    Telefone: +55 11 3526-4538
    adelia.chagas@imagemcorporativa.com.br

    Bárbara Pereira
    Telefone: +55 11 3526-4562
    barbara.pereira@imagemcorporativa.com.br

    Isabella Ortega
    Telefone: +55 11 3526-4588
    isabella.ortega@imagemcorporativa