ABB apresenta transformador inovador para tração que reduz as perdas energéticas em até 50%

2016-09-22 - Tecnologia revolucionária proporciona significativa redução de peso e economia de energia para o transporte ferroviário
Transformador de tração Effilight
Zurique, Suíça, 20 de setembro de 2016 – ABB apresentou sua nova geração de transformador de tração, projetado para reduzir o peso dos componentes embarcados e garantir trabalhos mais eficientes em sistemas ferroviários, dois dos objetivos de máxima prioridade na indústria ferroviária. O Effilight® foi apresentado na “première mundial” na InnoTrans, simpósio líder da indústria ferroviária mundial, sediado em Berlim, na Alemanha, de 20 a 23 de setembro de 2016.

O Effilight tem o potencial de reduzir o peso total do componente de tração de um trem em até 20%, o equivalente ao peso de aproximadamente 20 passageiros. Essa otimização ajuda os vagões a terem um carregamento máximo por conjunto de rodas, reduzindo o desgaste.

Transformadores de tração possuem níveis seguros de tensão para as funções essenciais de um trem, como tração, iluminação, aquecimento e ventilação, informação aos passageiros, freios, sinalização e comunicações. São um elemento crítico na cadeia de tração, afetando o desempenho do trem e os serviços do operador. Feitos tradicionalmente em ferro e cobre, esses transformadores estão entre os elementos mais pesados de um trem. Eles usam óleo para sua refrigeração e isolamento, em função de suas excelentes propriedades de isolamento elétrico e alta confiabilidade, mas isso também contribui com uma parcela significativa da massa total do transformador.

O transformador Effilight da ABB utiliza células de alta tecnologia exclusivas e patenteadas que reduzem a quantidade de óleo necessária em até 70% sem comprometer a funcionalidade. A tecnologia possibilita redução significativa do peso e uma substancial economia de energia para os fabricantes de trens e operadores ferroviários.

As economias de massa obtidas pelo design inovador permitem o uso de altas quantidades de materiais de alta eficiência energética, tais como cobre no transformador resultando em redução das perdas de energia em até 50% na comparação com soluções de peso similar. Isso ajuda a otimizar os consumos energéticos e o custo total de propriedade.

“O novo transformador de tração modular da ABB traz vantagens competitivas para os clientes, como do peso e da eficiência energética”, disse Cláudio Facchin, Presidente da divisão Power Grids da ABB. “O Effilight apresenta novas oportunidades, em linha com nosso foco em tecnologia e inovação da estratégia Next Level, além de apoiar a visão da ABB de mobilidade sustentável para um mundo melhor.”

ABB é pioneira na tecnologia de transformadores de tração desde o início do século vinte e conta com um longo e comprovado histórico incluindo uma ampla gama de soluções de ponta. A ABB tem uma base instalada estimada de mais de 40.000 transformadores de tração.

Sobre a ABB

A ABB (www.abb.com.br) é líder em tecnologias de energia e automação que possibilitam aos clientes da indústria, concessionárias de serviços, de infraestrutura e transporte a melhora de seu desempenho ao mesmo tempo m que reduzem o impacto ambiental. O Grupo ABB opera em cerca de 100 países, emprega em torno de 135.000 funcionários e mantém compromisso com os mais altos padrões de integridade em qualquer lugar em que faz negócios. A ABB é reconhecida como Empresa Pró-Ética por promover boas práticas corporativas e pelo seu comprometimento com a transparência, integridade, prevenção e o combate à corrupção. Este reconhecimento é iniciativa do Instituto Ethos e do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle.

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube