ABB energiza transformador em nível recorde de tensão de 1,2 milhões de volts

2016-10-11 - Zurique, Suíça, 7 de outubro de 2016 – Tecnologia pioneira de transformador em corrente alternada a 1.200kV para o plano de rede de ultra-alta tensão da Índia

Transformador UHV 1200kV em Bina
ABB desenvolveu, fabricou e energizou um transformador de potência de ultra-alta tensão a 1.200 quilovolts (kV) em apoio aos planos da Índia de construir um sistema de transmissão nesta potência, complementando a rede de transmissão já existente a 400kV e 800kV conforme o aumento da demanda por eletricidade. O transformador foi fabricado e testado nas instalações de ponta da ABB em Vadodara, na Índia.

Esse transformador a 1,2 milhões de volts representa o maior nível de tensão em corrente alternada do mundo e foi instalado na estação nacional de testes em Bina, Madhya Pradesh na Índia central, como parte de uma iniciativa colaborativa da concessionária central de transmissão do país Power Grid Corporation of India Limited (POWERGRID).

A extensão geográfica da Índia implica frequentemente em grandes distâncias entre as centrais de gerações ricas em recursos e os centros de carga industriais, o que exige transmissão eficiente. Junto com o compromisso do país com o aumento da contribuição das fontes renováveis, esses fatores impulsionam o desenvolvimento de uma infraestrutura de transmissão em ultra-alta tensão.

O sistema de transmissão a 1.200kV ajudará a reforçar a rede e aumentará a capacidade de carga para 6.000 megawatts (MW). A transmissão sob níveis de tensão mais elevados possibilita o transporte por meio de distâncias maiores ao mesmo tempo em que minimiza as perdas. Simultaneamente se reduz o requisito de espaço com a quantidade menor de linhas de transmissão, o que reduz o impacto ambiental e o custo total.

“A ABB tem um histórico pioneiro na Índia e essa realização a 1.200kV é mais um exemplo concreto de nosso compromisso com o apoio ao país no atual desenvolvimento de sua infraestrutura energética”, disse Cláudio Facchin, Presidente da divisão Power Grids da ABB. “Esse projeto ainda destaca como a ABB agrega valor de forma diferenciada através da inovação e da colaboração com o cliente, ambos elementos-chave de nossa estratégia Next Level”.

Além do transformador, a ABB desenvolveu, ainda, um disjuntor de 1.200kV que foi comissionado anteriormente na estação de testes. Esse foi o primeiro equipamento de manobra híbrido isolado a gás no mundo energizado sob esse nível de tensão. O disjuntor, de design exclusivo, está seguramente abrigado com a seccionadora em um tanque preenchido com gás isolante – o que resulta em um potencial de economia de espaço de até 60 por cento quando comparado com os designs convencionais.

Sobre a ABB

A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder pioneira de tecnologia em produtos para eletrificação, robótica e motion, automação industrial e power grids, servindo clientes industriais, concessionárias, transporte e infraestrutura de forma global. Por mais de quatro décadas, a ABB tem escrito o futuro da digitalização industrial. Com mais de 70 milhões de aparelhos conectados por meio de sua base instalada de mais de 70.000 sistemas de controle através de todos os segmentos de clientes, a ABB está posicionada de forma ideal para se beneficiar da Quarta Revolução Industrial e de Energia. Com um patrimônio de mais de 130 anos, a ABB opera em mais de 100 países com cerca de 135.000 funcionários. www.abb.com

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube


Busca



ENTRE EM CONTATO