O ar ideal para uma qualidade de vida melhor

2017-02-15 - É importante controlar de forma otimizada o ar puro em salas lotadas, em que o dióxido de carbono e humidade são muito elevadas.
As concentrações de dióxido de carbono e humidade em salas lotadas são frequentemente muito elevadas. É por isso que é muito importante controlar de forma otimizada o fornecimento de ar puro conforme as necessidades.

Uma sala de aula em média é frequentada por mais de 20 alunos, e o ar na sala muitas vezes fica saturado devido a esta situação. Investigações em salas de aula demonstraram que, especialmente nos meses de inverno, as concentrações recomendadas de dióxido de carbono (CO2) são frequentemente excedidas de modo significativo. Em noventa por cento do tempo de ensino, a concentração de dióxido de carbono excedeu o valor de referência de 1.000 ppm. Em 25 por cento das salas de aula, o valor médio foi elevado até 2.000 ppm.

O dióxido de carbono é um gás inodoro, insípido. Produzimo-lo quando exalamos. Grandes quantidades desse gás levam as pessoas a se sentirem mal, perderem a sua concentração e tornarem-se menos produtivos. Especialmente em áreas onde muitas pessoas se reúnem, como salas de reuniões, salas de conferência e salas de aula, a concentração de dióxido de carbono no ar não deveria exceder os 1.000 ppm.

Em grandes salas que acomodam um grande número de pessoas, ter uma boa qualidade do ar interior é extremamente importante, pois contribui para o bem-estar dos presentes nessa mesma sala.

É por isso que é importante ter um fornecimento de ar puro baseado nas necessidades.

    Uma boa qualidade do ar interior é garantida com um sistema de ventilação controlado com o sensor de ar interior da ABB, por exemplo. Construções novas modernas e edifícios restaurados têm um bom isolamento térmico graças à legislação de poupança de energia.
O isolamento de janelas, telhados e paredes leva a menores valores de troca de ar, mas com a desvantagem do aumento das concentrações de dióxido de carbono no interior, juntamente com o aumento da humidade.

Os dados mostram como importante é ter um bom ambiente interior: Os europeus passam em média 90 por cento do seu tempo em ambientes fechados – em casa, no trabalho, ou em veículos (carro, autocarro, comboio). Dependendo da sua idade e nível de atividade, as pessoas inalam dez a 20 metros cúbicos de ar por dia. Isto corresponde a uma massa de 12 a 24 quilogramas de ar - significativamente mais do que uma pessoa consome através de alimentos e bebidas.

O ar interior desempenha um papel ainda maior na nossa saúde do que o ar exterior, que é frequentemente citado como uma fonte de problemas. Por esta razão, o ar interior não deve ser poluído com substâncias nocivas. Se os níveis de humidade são muito altos, centenas de tipos de bactérias, fungos e bolores podem crescer dentro de casa, levando a doenças respiratórias, alergias e asma e enfraquecimento do sistema imunológico. É por isso que uma boa qualidade do ar interior suporta um bem-estar saudável.

    O sensor de ar interior mede as concentrações de dióxido de carbono no ar, bem como a humidade, pressão do ar e temperatura. O estado atual destes quatro valores pode ser visto facilmente no display de alta qualidade. Quando os limites são excedidos, o visor fica vermelho e um relé também é ativado. Neste momento, as janelas abrem-se automaticamente ou um ventilador liga para levar o ar interior a uma condição ideal.
O sensor de ar interior continua a monitorizar os valores e desliga o relé quando os níveis descem abaixo dos valores definidos. As janelas fecham e o ventilador desliga-se. O sensor de ar interior da ABB facilita o fornecimento de ar puro, conforme necessário.

Em edifícios sem janelas ou ventiladores operados eletricamente, podem ser instalados um ABB-iceLight® ou ABB-Infolight. Nesta situação as luzes LED são ligadas ao sensor de ar interior e o sinal quando as janelas devem ser abertas ou fechadas ou os ventiladores ligados ou desligados.

A qualidade do ar, o movimento do ar, a humidade, a temperatura, a luz e a acústica desempenham um papel importante na criação de um ambiente interior confortável. Graças ao sensor de ar interior, estes factores podem ser controlados, oferecendo uma gestão óptima para alcançar a perfeita qualidade do ar interior para jovens e idosos.

A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa pioneira em produtos de eletrificação, robótica e automação, automação industrial e redes elétricas, servindo globalmente clientes em serviços públicos, indústria, transporte e infraestruturas. Com mais de 125 anos de história de inovação, a ABB hoje escreve o futuro da digitalização industrial e conduz a Energia e a Quarta Revolução Industrial. A ABB opera em mais de 100 países com cerca de 135.000 funcionários. www.abb.com


Marketing EP


Busca



ENTRE EM CONTATO

LINKS RELACIONADOS