Maior avião do mundo atrai turistas e curiosos a Campinas

2016-11-16 - Fonte: Folha de São Paulo

FABRÍCIO LOBEL
DE SÃO PAULO

A oportunidade de ver de perto o maior avião do mundo em atividade atraiu curiosos para os arredores do Aeroporto Internacional de Campinas (a 93 km de SP) na manhã desta segunda (14).

O Antonov 225 pousou por volta das 11h em Viracopos, na primeira parada da missão de levar um transformador, produzido pela empresa ABB, do Aeroporto Internacional de Guarulhos ao Chile.

Houve quem parasse o carro no acostamento da rodovia Santos Dumont, ao lado da cabeceira da pista —o que e irregular. Outros, como o estudante Gabriel Gonçalves, 16, acharam um espaço em uma rua cheia de lama, ao lado da pista, para assistir à chegada da gigantesca aeronave.

"O pouso estava previsto para as 10h30, mas eu estava com medo de não achar um lugar para ver, então cheguei às 7h", conta Gabriel, que viajou 40 km desde Jundiaí.

O administrador Augusto Santos, 34, de São Carlos (a 90 km de Viracopos), saiu de casa às 6h so para ver o Antonov. "Pra quem gosta de aviação, e um momento histórico. Foi assim que aproveitei minha emenda de feriado."

Em Viracopos, o avião recebeu um suporte especial para o transporte do transformador. Uma vez em Cumbica, a operação de carregamento estava prevista para durar a noite toda, com a partida para o Chile agendada para as 6h.

O único exemplar do Antonov Mriya 225 foi construído entre 1984 e 1988, como parte do programa espacial soviético. 0 avião passou pelo Brasil em 2010, para transportar peças para a Petrobras.

Busca