A ABB vai adquirir a Power-One para se converter num líder mundial em inversores fotovoltaicos

    • Os conselhos de administração da ABB e da Power-One concordaram com a compra da Power-One pela ABB a 6,35 dólares por acção, por uma valor aproximado de 1.000 milhões de dólares.
    • Com esta operação cria-se um líder mundial na área mais atractiva e "inteligente" da cadeia de valor fotovoltaica.
    • O acordo permite o acesso da Power-One aos importantes recursos da ABB em I&D e serviço global de vendas, ao mesmo tempo que complementa o crescente negócio da inversores da ABB e a sua liderança em electrónica de potência.
    • No momento certo: a indústria solar fotovoltaica está preparada para um crescimento anual de 10%, agora que a produção fotovoltaica se aproxima rapidamente da paridade da rede em muitos países, o que a longo prazo acabará por alterar o "mix" energético.
    • Está garantida a continuidade da equipa de direcção.
    • A integração será feita na divisão Discrete Automation and Motion.
    • Espera-se que os trâmites da transacção estejam concluídos na segunda metade de 2013, com as aprovações prévias dos accionistas e das entidades reguladoras.
A ABB, o grupo líder em tecnologias para energia e automação, e a Power-One, um fornecedor líder em energias renováveis e soluções eficientes para conversão de energia e gestão eléctrica, anunciaram recentemente que os seus conselhos de administração concordaram na compra da Power-One pela ABB a 6,35 dólares em dinheiro por cada acção, o que equivale a 1.028 milhões de dólares pela totalidade da empresa.

A transacção posicionará a ABB como um líder mundial no fornecimento de inversores solares (a "inteligência" dos sistemas fotovoltaicos), num mercado que, segundo a Agência Internacional de Energia, crescerá mais de 10% por ano até 2021. Este rápido crescimento deve-se à continuada procura de energia, especialmente nos países emergentes, aos preços crescentes da electricidade e aos custos decrescentes desta tecnologia.

Joe Hogan, CEO da ABB, afirmou: “A energia solar fotovoltaica está a alterar o "mix" energético devido ao facto de se aproximar rapidamente da paridade da rede. A Power-One é uma empresa bem administrada com reputação de tecnologicamente inovadora, centrada nos produtos fotovoltaicos mais atractivos e inteligentes. A combinação da Power-One e da ABB está perfeitamente alinhada com a nossa estratégia para 2015, e dará lugar ao aparecimento de um actor global com a dimensão adequada para competir com êxito e criar valor para os clientes, colaboradores e accionistas".

A Power-One tem uma das ofertas mais completas do mercado de inversores solares, abrangendo desde aplicações residenciais a soluções para empresas de electricidade, com uma ampla capacidade de fabrico em todo o mundo. Dispõe também de um portefólio de soluções eléctricas que é complementar do negócio de conversão de potência da ABB. A Power-One dá emprego a quase 3.300 pessoas, principalmente na China, Itália, Estados Unidos e Eslováquia. Em 2012 apresentou resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) de 120 milhões de dólares, com vendas de aproximadamente 1.000 milhões de dólares.

Richard J. Thompson, CEO da Power-One, acrescentou: "Esta transacção pressupõe um importante valor para os nossos accionistas, e permitirá à Power-One acelerar o seu crescimento. Juntos poderemos abordar melhor a crescente procura mundial de soluções inovadoras para energias renováveis, e fortaleceremos também a nossa liderança global. Creio que a ABB é o sócio adequado, e que este é o momento ideal para que as nossas empresas unam as suas forças".

O portefólio líder da ABB em energia e automação, a sua presença global e a sua organização de serviços, fazem com que a empresa se enquadre naturalmente no sector solar fotovoltaico. Desde há muitos anos, a ABB tem vindo a contribuir para a indústria fotovoltaica com as suas soluções, e está agora em posição de gerar vendas de mais de 100 milhões de dólares em investimentos solares em 2013. A tecnologia dos inversores solares é uma das que está em mais rápido crescimento entre as do sector de electrónica de potência, e requer, para seu desenvolvimento, importantes recursos de I&D. Em 2012, a ABB investiu globalmente cerca de 1.500 milhões de dólares em I&D.

Ulrich Spiesshofer, director da divisão Discrete Automation and Motion da ABB, na qual se integrará a Power-One, comentou: “A combinação destas duas empresas de êxito dará lugar a um importante crescimento baseado na criação de valor e na inovação, uma vez que os inversores oferecem oportunidades para a diferenciação: alcance global, alta qualidade e liderança tecnológica. A aquisição contribui para a implantação da estratégia da divisão no que diz respeito a energias renováveis, e ao objectivo de reforçar as nossas capacidades em electrónica de potência".

A transacção será estruturada como uma fusão e estará sujeita ao cumprimento de algumas formalidades, incluindo a aprovação por parte dos accionistas da Power-One, numa reunião convocada para o efeito, e das autorizações legais pertinentes. O acordo de fusão inclui certos mecanismos de protecção. Os fundos de investimento afiliados à Silver Lake Sumeru concordaram votar a favor da transacção. Espera-se que os trâmites estejam terminados na segunda metade de 2013. A ABB financiará a transacção com fundos próprios.

A instituição Credit Suisse foi o assessor financeiro da ABB, e a Cleary Gottlieb Steen & Hamilton LLP o seu assessor legal. A Goldman Sachs & Co. foi o assessor financeiro da Power-One, e a Gibson, Dunn & Crutcher LLP o seu assessor legal.

O Grupo ABB (www.abb.com), líder em tecnologias de energia e automação, possibilita às empresas de electricidade, água e gás, e à indústria, melhorar o seu desempenho, reduzindo o impacto ambiental. O Grupo ABB opera em cerca de 100 países e emprega aproximadamente 145.000 pessoas.

A Power-One, Inc. (www.power-one.com) é um líder no fornecimento de energias renováveis, em conversão eficiente de potência e em soluções de gestão eléctrica, e ainda líder na concepção e fabrico de inversores fotovoltaicos. Os seus produtos de energia renovável conseguem a conversão mais eficiente da indústria, aplicável a empresas eléctricas e comerciais, e residências. A Power-One tem uma história de 40 anos de liderança em alta eficiência e em produtos de alimentação eléctrica de alta densidade para uma diversidade de indústrias, entre as quais se incluem energias renováveis, servidores informáticos, armazenamento e redes informáticas, e sistemas industriais e de redes. A empresa tem a sua sede em Camarillo, California, e desenvolve as suas operações de vendas, fabrico e I&D na Ásia, Europa e América.

Siga-nos nas redes sociais:

Follow us on TwitterGet LinkedInConnect on FacebookSubscribe on YouTube

Busca