Luz mede a corrente

2014-04-02 - A ABB introduziu em 2005 um sensor de corrente por fibra óptica (FOCS, Fiber-Optic Current Sensor) de alto desempenho para medições de corrente contínua até 600 kA.

Tais sensores encontram aplicação especialmente na área da extracção electrolítica de metais. Este sensor – baseado no efeito de Faraday, segundo o qual o campo magnético num meio material afecta a propagação da luz nesse meio – encontra-se em utilização generalizada a nível mundial, p.ex., em instalações de fundição de alumínio e de produção de cobre e cloro. A ABB alargou agora o âmbito de aplicação desta tecnologia a subestações de alta tensão.

As suas vantagens sobre a presente tecnologia de medição de corrente por transformadores incluem uma maior fidelidade (p.ex., não exibe saturação magnética), maior segurança de operação e um menor impacte ambiental. As primeiras versões do produto serão integradas em disjuntores com cuba em tensão (LTB, Live Tank Breaker) para 420 kV ou 550 kV e permitirão uma redução significativa da área da subestação, especialmente em implementações utilizando disjuntores-seccionadores (DCB, Disconnecting Circuit Breaker).

A instalação do sensor no LTB é efectuada em fábrica de uma forma que não interfere com a montagem do sistema em campo, não sendo também necessária qualquer isolação adicional. Um armário exterior na proximidade do LTB aloja a unidade optoelectrónica trifásica do sensor, e um barramento de processo óptico IEC 61850-9-2LE liga o sensor a dispositivos de controlo e detecção no painel de controlo. Uma redundância integral fornece um elevado grau de disponibilidade. Cada ponto de medição possui dois sensores distintos, alojados num mesmo invólucro de protecção e partilhando um cabo de fibra óptica instalado entre os dispositivos electrónicos e o invólucro dos sensores. A ABB tem tido uma instalação protótipo em operação com sucesso em subestação durante cerca de três anos. As primeiras instalações da versão comercial do sistema terão lugar durante 2013.

Siga-nos nas redes sociais:

Follow us on TwitterGet LinkedInConnect on FacebookSubscribe on YouTube

Busca



ENTRE EM CONTATO

  • Para mais informação:
  • Carlos Caetano
  • Director
    Divisão Power Systems

    Telefone: 214 256 497