Microrredes ABB de última geração para alimentar uma plataforma logística africana do Comité Internacional da Cruz Vermelha

Microrredes híbridas da ABB irão proporcionar fornecimento ininterrupto de energia derivado de fontes de energia tradicionais e renováveis, reduzindo simultaneamente as emissões de carbono
Centro Logístico da Cruz Vermelha
A ABB irá fornecer a maior plataforma logística do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) por meio de uma microrrede de última geração, proporcionando energia fiável pela primeira vez numa região exposta a problemas frequentes de qualidade no fornecimento de energia.

Localizado na capital queniana, Nairobi, o centro de logística global do CICV emprega 170 funcionários, que fornecem alimentos e outros bens essenciais, como medicamentos e bens de emergência em todo o continente africano. A ABB irá construir uma microrrede para o CICV, que funcionará com energia solar e a diesel para maximizar a utilização de energias renováveis e garantir um abastecimento energético fiável. Está prevista terminar em meados de 2017. O acordo reflete uma iniciativa do CICV lançada em 2014 para uma maior colaboração tecnológica com o setor privado.
“Estamos encantados com a parceria e por apoiar o trabalho humanitário do Comité Internacional da Cruz Vermelha,” afirmou o CEO da ABB, Ulrich Spiesshofer. “As microrredes têm enorme potencial em África, onde mais de 600 milhões de pessoas vivem sem acesso à eletricidade. O acesso fiável à eletricidade é essencial para acelerar o desenvolvimento económico.”

As microrredes são utilizadas para integrar recursos de energia distribuída e cargas que podem ser operadas de forma controlada e coordenada, quer sejam ligadas à rede elétrica principal ou para fornecer energia de forma independente, garantindo qualidade de potência da rede elétrica e a estabilidade da mesma.

“O fornecimento de energia fiável é essencial para a nossa equipa de funcionários continuar o seu trabalho, ininterrupto, de salvar vidas no terreno,” afirmou o presidente do CICV Peter Maurer. “Além disso, a solução de microrredes da ABB está em consonância com o objetivo do CICV de utilizar tecnologias amigas do ambiente. Soluções como esta são a prova de que a cooperação entre os setores empresariais e humanitários não só é possível, mas também imperativa. Estamos felizes e orgulhosos por contar com a ABB como um membro do nosso grupo de suporte corporativo.”

A ABB é pioneira em tecnologia de microrredes com um histórico de mais de 30 instalações globais que são operadas comercialmente para uma gama diversificada de aplicações, tais como comunidades remotas, redes elétricas isoladas, suporte de rede elétrica, e pólos de investigação e industriais.
A ABB tem sido um membro do grupo de suporte corporativo do CICV durante a última década, contribuindo para programas de água e de habitação para as vítimas do conflito na República Democrática do Congo e Iraque. A ABB também ajuda a formar engenheiros do CICV.


Sobre a ABB
O Grupo ABB, um líder em tecnologias de energia e automação, possibilita às empresas de eletricidade, água e gás, à indústria e às empresas de transporte e infraestruturas, melhorar o seu desempenho, reduzindo o impacto ambiental. O Grupo ABB opera em cerca 100 países e emprega aproximadamente 135.000 pessoas.