Solução de iluminação da ABB recebe prêmio internacional

Uma solução da ABB, que fornece iluminação energeticamente eficiente e proteção contra o calor em um campus de 800 edifícios e um sistema de metrô com 10 estações, para a nova UniversidadePrincess Noura Bint Abdul-Rahmen em Riyadh, Arábia Saudita, ganhou um importante prêmio internacional.

Parte do campus da Universidades Princess Noura University com o metrô aéreo no primeiro plano


A solução, primeira a utilizar dispositivos em conformidade com a norma global KNX para controle da automação de casas e edifícios com alta eficiência energética, foi vencedora no início desse ano do KNX Award 2012 na categoria internacional para Ásia.

A Universidade Princess Noura University é a maior universidade para mulheres do mundo. O novo campus construído com essa finalidade, aberto em janeiro de 2011, tem espaço para 40.000 estudantes do sexo feminino e uma equipe de 12.000 membros. Ela abrange uma área de 8 km² e engloba 800 edifícios, incluindo salas de aula, alojamentos para estudantes, centros de pesquisa, instalações recreativas e esportivas, biblioteca, hospital com 700 leitos, além de jardins da infância, escolas, mesquitas e suas 10 estações próprias de um sistema de metrô aéreo sem condutor.

A solução ABB i-bus® KNX permite que a universidade controle de forma automática e remota sistemas de iluminação e proteção contra o sol em cada um dos 800 edifícios utilizando uma interface única. Uma solução ABB i-bus KNX similar controla a iluminação em cada uma das estações de metrô do campus.

Com uma forte luz solar e temperaturas de até 50°C, a proteção contra sol e calor são recursos fundamentais da solução da ABB. Milhares de persianas fornecem proteção contra o brilho e a intensidade do sol e evitam que altos níveis de calor solar entrem nos edifícios. As persianas mudam automaticamente, de acordo com a posição e a intensidade do sol, ou podem ser ajustadas manualmente, reassumindo seus ajustes automáticos por meio da presença de detectores quando as pessoas saem da sala.

Cada edifício é dividido em zonas com controle de iluminação dependente da presença e da luz do dia. Salas de aula e auditórios são equipados com controle luminosidade para facilitar as apresentações e salas e os auditórios grandes são divididos em áreas de iluminação menores para criar ambiente e economizar energia. Quando ninguém estiver presente em uma sala, o sistema de controle climático é automaticamente ajustado para eliminar o uso desnecessário de ar condicionado.

Utilizando controle de iluminação de maneira eficiente e reduzindo a necessidade de ar condicionado com detecção de presença e proteção eficaz contra sol e calor, a solução ABB ajuda a fazer da Universidade Princess Noura University um marco do controle de edifício com eficiência energética.

A solução ABB i-bus, quando comparada com tecnologias que não usam a norma aberta KNX,não apenas reduz o consumo energético do edifício em torno de 40 %, mas também contribui para que , muitos dos edifícios da universidade se candidatassem a classificações verde ou ouro dentro das normas LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) do US Green Building Council.

A ABB foi selecionada para o projeto para as duas principais empresas que contruíram a universidade, a Saudi Oger e a SBG e os dois integradores do sistema contratados para instalar a solução em nome das construtoras: MTTS e Honeywell HBS, respectivamente. A premiação KNX foi feita a MTTS.

Uma solução ABB i-bus KNX para o novo prédio do Terminal 3 no Aeroporto de Delhi foi a vencedora anterior da bienal KNX Award for ‘International Category – Asia’ em 2010.

A entrada da universidade (à esquerda) e uma das faculdades da universidade (à direita)


Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube