ABB comissiona a maior linha de transmissão de energia do mundo no Brasil

2014-08-27 - A linha HVDC irá transmitir 3.150 MW de eletricidade por 2.400 km com perdas mínimas
Zurique, Suíça, 27 de agosto de 2014 – A ABB, o grupo líder de tecnologias de energia e de automação, comissionou de forma bem sucedida as estações de conversores HVDC para a conexão HVDC do Rio Madeira no Brasil, entregando o projeto à Abengoa. Aproximadamente 2.400 quilômetros (km), 3.150 megawatt (MW) de energia conectada a maior linha de transmissão do mundo, e trará eletricidade de duas hidrelétricas do norte do país até São Paulo.

“Esta linha HVDC ajudará a integrar, de forma remota, energia renovável e a transmitir a milhões de consumidores eletricidade limpa, confiável e eficiente em longa distância com perdas mínimas’ disse Claudio Facchin, responsável global da divisão de Sistemas de Potência da ABB. “A ABB está orgulhosa em continuar essa parceria com o Brasil, em seus esforços contínuos para fortalecer a rede de energia do país.”

Além das duas estações de conversores HVDC de 3.150 megawatts até então recorde mundial de comprimento da linha, a ABB também entregou uma estação HVDC paralela de 800 megawatts que transmite energia à corrente alternada (c.a.) já existente no nordeste do Brasil.

Estas são a quarta e quinta linhas de transmissão usando tecnologia HVDC entregues pela ABB no Brasil, sucedendo as duas linhas de Itaipu, entregues em 1984 e 1987, e as duas interconexões entre Brasil e Argentina, entregues em 1999 e 2002.

O HVDC tem menos perdas em distâncias mais longas e um espaço físico menor do que os sistemas de transmissão c.a. tradicionais. Também é capaz de estabilizar fontes de energias intermitentes que possam de alguma forma interromper a rede. Por estas razões, é a escolha de tecnologia para projetos de transmissão de longa distância, que pode entregar eletricidade a partir de fontes de geração remotas a centros onde a eletricidade é necessária.

A ABB foi pioneira com a tecnologia HVDC há 60 anos, e cerca de 90 projetos deste sistema foram premiados, representando uma capacidade total instalada de mais de 95.000 megawatts (MW) – contabilizando por volta da metade de bases instaladas no mundo. A ABB permanece à frente da inovação HVDC e está posicionada exclusivamente na indústria com capacidade de fabricação interna em relação a semicondutores de energia, conversores e cabos de alta tensão, os componentes principais dos sistemas HVDC.

A ABB (www.abb.com.br) é líder em tecnologias de energia e automação, proporcionando aos clientes industriais e de concessionárias a melhoria da sua performance energética, além da redução dos impactos ambientais. O grupo ABB opera em cerca de 100 países e emprega em torno de 145.000 funcionários.

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube

Busca