Diminuir os decibéis: Transformadores de potência quase sem ruído

Desenvolvido originalmente para ser utilizado em Manhattan – que provavelmente tem os regulamentos contra ruídos mais restritos no mundo – Os transformadores de potência com ruído ultrabaixo da ABB ajustaram o novo ponto de referência da indústria para emissões de ruído de transformadores nas áreas metropolitanas e outras aplicações sensíveis ao ruído.

Os transformadores produzem um zumbido característico. Em áreas menos populosas, esta é uma pequena preocupação, mas em áreas urbanas, pode causar desconforto e até descumprir o regulamento de emissão de ruído.

Acredita-se que a cidade de Nova Iorque tem os regulamentos contra ruídos mais restritos do mundo. Em 2003, a Consolidated Edison (ConEd), concessionária de energia que abastece a cidade, pediu para a ABB projetar um transformador de energia com o nível de ruído que estivesse entre 15 e 20 decibeis (dB) mais baixo do que o normal.

Este não foi o único desafio de projeto que a ConEd proporcionou à ABB. Os limites foram ajustados não somente para o nível de ruído total, mas também para o ruído de cada um dos componentes de frequência, assim como o peso, a largura e a altura do transformador, variação de impedância e temperaturas de ponto quente.

O nível total de ruído máximo necessário por ConEd para um transformador de potência com 93 megavolt ampère (MVA) foi de aproximadamente 54 dB (A) em carga completa. Em comparação, os transformadores com este tamanho normalmente teriam níveis de ruído na faixa dos 70 dB (A) para o ruído sem carga somente - uma grande diferença.

Projetar transformadores de potência com níveis de ruído ultrabaixo, e ao mesmo tempo atender a performance e às restrições de tamanho, precisou de uma pesquisa e esforços de desempenho significantes pela ABB em um período de vários anos.

Sendo assim, a ABB entregou os três primeiros transformadores de ruído ultrabaixo à ConEd em 2005. Os três tem uma classificação de potência de 93 MVA. ConEd seguiu isso com um pedido para os transformadores de ruído ultrabaixo de 65 MVA, que a ABB entregou com níveis de ruído de muitos decibeis abaixo do especificado.

Como resultado desse sucesso, a ConEd pediu mais transformadores de 93 e 65 MVA para entregar em 2008 e 2009. Enquanto isso, a ABB atualizou os projetos e reduziu significantemente o peso e o nível de ruído dos transformadores.

A tecnologia do transformador de ruído ultrabaixo desenvolvida pela ABB, além do tempo deste projeto, ajustou os novos pontos de referência da indústria para as emissões de ruído do transformador. Agora, está sendo utilizada pelos projetores de transformadores de potência da ABB por todo o mundo para projetar transformadores de ruído baixo e ultrabaixo para outros clientes em áreas metropolitanas sensíveis ao ruído ao redor do mundo.

Até a data, a ABB entregou doze transformadores de ruído ultrabaixo para a ConEd. Alguns desses transformadores estão somente a três quadras do prédio das Nações Unidas em Manhattan e os outros estão distribuídos em áreas residenciais em Staten Island, Queens e Brooklyn.

Click here para mais informações sobre este projeto e os transformadores de ruído ultrabaixo da ABB.

À esquerda: Um transformador de ruído ultrabaixo da terceira geração da ABB sem área delimitada de som ou painéis.
À direita: Redução em peso e em nível de ruído entre o projeto original e o mais recente.


Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube
Transformadores quase sem ruído são instalados na subestação da ConEd, no centro de Manhattan, há três blocos da sede das Nações Unidas.

Busca