ABB apresenta o sistema de propulsão elétrica mais eficiente do mundo para embarcações

2016-09-20 - Modelo Azipod XL da ABB aumenta a eficiência de combustível em até 10%.
O Azipod XL da ABB, a última versão do sistema de propulsão elétrica líder de mercado, aumenta ainda mais a eficiência do combustível até um nível sem precedentes de até 20% em comparação com outros sistemas modernos de propulsão por eixo. O ganho de eficiência da nova versão é devido a um sistema de bocais único, que acelera o fluxo de água em direção às hélices para aumentar o empuxo e também por uma hélice redesenhada para diminuir a resistência hidromecânica. Desde a primeira instalação há 25 anos, os sistemas de propulsão Azipod têm acumulado mais de 12 milhões de horas de trabalho contando com uma eficiência que permitiu 99,8% de economia, algo que soma por volta de 700.000 toneladas de combustível, ajudando a reduzir o rastro marítimo de carbono.

Um padrão industrial para o setor naval, a propulsão Azipod é um sistema sem engrenagens e direcionável com um motor elétrico localizado em uma cápsula submergida fora do casco da embarcação. Possuindo uma manobrabilidade de 360 graus, ele é utilizado para manobrar e conduzir uma grande variedade de embarcações ao mesmo tempo.

“Como parte de nossa estratégia Next Level, nós nos empenhamos continuamente para desenvolver ainda mais nossa tecnologia trazendo benefícios aos nossos clientes e ao meio ambiente. O Azipod XL é um exemplo perfeito dessa abordagem, pois representa o grande salto na eficiência de combustíveis nos últimos anos,” disse Peter Terwiesch, Presidente da divisão Automação de Processos da ABB. “Para colocar em perspectiva, trocar todas as unidades existentes de Azipod pelo novo modelo economizaria para a indústria naval um adicional de 2,2 milhões de toneladas de combustível e 7 milhões de toneladas de dióxido de carbono nos próximos 25 anos.”

O conceito Azipod XL pode ser desenvolvido para dar alta força de tração de impulso a uma velocidade mais baixa e ainda tem boas características em velocidades mais altas. Por isso, ele pode ser utilizado em navios como os rebocadores e navios de construção em alto mar. Outros tipos de navios adequados são as balsas e os navios-tanque.

Entre as características do Azipod XL, inclui-se a capacidade para monitoramento avançado das condições do equipamento utilizando o conceito ABB de Internet das Coisas, Serviços e Pessoas (IoTSP) e seus Centros de Operações Marítimos Integrados (Integrated Operations Centers for Marine), continuamente monitorando os parâmetros do equipamento e de performance em mais de 600 embarcações.

Sobre a ABB

A ABB (www.abb.com.br) é líder em tecnologias de energia e automação que possibilitam aos clientes da indústria, concessionárias de serviços, de infraestrutura e transporte a melhora de seu desempenho ao mesmo tempo m que reduzem o impacto ambiental. O Grupo ABB opera em cerca de 100 países, emprega em torno de 135.000 funcionários e mantém compromisso com os mais altos padrões de integridade em qualquer lugar em que faz negócios. A ABB é reconhecida como Empresa Pró-Ética por promover boas práticas corporativas e pelo seu comprometimento com a transparência, integridade, prevenção e o combate à corrupção. Este reconhecimento é iniciativa do Instituto Ethos e do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle.

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube