ABB nomea Timo Ihamuotila Chief Financial Officer

Com efeito a 01 de abril de 2017
A ABB anunciou que Timo Ihamuotila será Chief Financial Officer, com efeitos a partir de 01 de abril de 2017. Ihamuotila irá suceder ao atual CFO, Eric Elzvik. Elzvik continuará a sua carreira profissional fora da ABB após uma transferência completa das suas funções no segundo trimestre de 2017.

Ihamuotila ingressa na ABB depois de trabalhar na Nokia, onde desempenhava o cargo de CFO desde 2009. Nessa função, foi fundamental na transformação da Nokia em "líder global em tecnologias que ligam as pessoas com as coisas", através de mudanças nos modelos de negócio, gestão ativa de portfólio e melhorias operacionais.

Ihamuotila traz consigo 26 anos de experiência nos setores da comunicação e da banca, e tem uma profunda experiência em áreas como finanças, controlo orçamental, fusões e aquisições, comercial e administração geral.

O CEO da ABB Ulrich Spiesshofer afirmou: "Timo é um CFO experiente, com um currículo impressionante. Tem uma ampla e profunda experiência em todos os aspetos de finanças, bem como na transformação de negócios em tempos de digitalização industrial. Graças à sua vasta experiência de gestão financeira, comercial e em direção geral, é a pessoa ideal para liderar as nossas finanças e participar nesta transformação da ABB, líder da indústria digital. Tenho muito prazer em receber Timo nestes tempos emocionantes, agora que estamos focados em alcançar o máximo valor para todos os nossos acionistas.
Ao mesmo tempo, gostaria de agradecer a Eric Elzvik a sua dedicação à ABB durante mais de três décadas, e as suas muitas valiosas contribuições para a empresa. Durante o tempo em que Eric foi CFO, foi desenvolvida com sucesso uma nova cultura financeira, juntamente com uma melhoria significativa na função, e muitas ações de melhoria de portfólio. Desejamos a Eric tudo de melhor na sua próxima etapa profissional, que desempenhará após o processo de sucessão estar concluído no segundo trimestre de 2017”.

Antes do seu trabalho atual, Ihamuotila ocupou várias posições numa empresa de tecnologia de comunicações finlandesa, entre as quais a de vice-presidente executivo de vendas, a direção geral de uma unidade de negócios e de tesouraria do grupo. Anteriormente, desempenhou vários papéis no Citibank e no Kansallis Bank. Formou-se em ciências económicas e concluiu uma pós-graduação em estudos financeiros na Faculdade de Economia de Helsínquia.

Timo Ihamuotila afirmou: “Estou muito satisfeito por ingressar na ABB nesta fase fundamental da sua transformação, agora que expande a sua oferta digital, para ajudar os seus clientes a se desenvolverem na quarta revolução industrial e de energia. Estou ansioso para trabalhar com a equipa de gestão da ABB para alcançar um crescimento sustentável e para acelerar a criação de valor na empresa”.

Elzvik ingressou na ABB em 1984 e desenvolveu desde então uma longa e distinta carreira com diferentes funções de liderança na Suécia, Singapura e Suíça, incluindo a direção de desenvolvimento corporativo, a direção de fusões e aquisições e a direção de joint-ventures. Foi CFO da divisão de Automation Products de 2006 a 2010, e em 2010 foi nomeado CFO da divisão Discrete Automation and Motion. Desempenha o cargo de CFO do Grupo desde Fevereiro de 2013.

ABB (ABBN: Ex SIX Swiss) é um líder tecnológico pioneiro em produtos de eletrificação, robótica e movimento, automação industrial e redes energéticas, com clientes globais de serviços públicos, indústria e infraestruturas de transportes. Há mais de quatro décadas que a ABB está a desenhar o futuro da digitalização industrial. Com mais de 70 milhões de dispositivos ligados através da sua base instalada, superior a 70.000 sistemas de controlo em todos os segmentos de clientes, a ABB está posicionada idealmente para beneficiar da Revolução Energética e da Quarta Revolução Industrial. Com uma herança superior a 130 anos, a ABB opera em mais de 100 países, com cerca de 135.000 colaboradores.


Busca



ENTRE EM CONTATO