ABB ganhou um projecto de automação de terminais de distribuição para um dos maiores complexos químicos industriais do mundo

2014-03-05 - Sistema de automação para a maximização da eficiência operacional de dois terminais de distribuição no complexo químico industrial de Sadara, na Arábia Saudita.
O grupo ABB, líder mundial de tecnologias de energia e automação, ganhou o concurso lançado pela Foster Wheeler para a automação da gestão de operações das existências em granel do complexo químico industrial que está a ser construído em Jubail Industrial City II, na Arábia Saudita, pela Sadara Chemical Company (Sadara). A adjudicação foi formalizada no primeiro trimestre de 2013.

No âmbito deste contrato, a ABB irá conceber e implementar a automatização dos parques de tanques e de partes do centro de embalagem, incluindo o transporte (rodoviário, ferroviário ou por condutas) entre o complexo e o exterior, e também internamente entre unidades de produção, de matérias-primas a granel e de produtos acabados. A instalação do sistema T-MAC Plus da ABB irá garantir a optimização da operação e o aumento dos níveis de eficiência energética, segurança e controlo, com uma solução escalável que é compatível com os sistemas de gestão da maioria das indústrias actuais.

Como refere Veli-Matti Reinikkala, Chefe da Divisão de Automação de Processos da ABB, “As tecnologias de automação inovadoras da ABB, combinadas com o nosso conhecimento e experiência industriais, trarão para o projecto de Sadara as soluções e o suporte necessários para aumentos significativos de produtividade, de eficiência energética e de fiabilidade de processos. Ajudaremos a assegurar para o complexo químico de Sadara uma elevada eficiência e uma produtividade única dentro da sua classe.”

A ABB iniciou os trabalhos no projecto de Sadara em Outubro de 2011, altura em que foi seleccionada como Empreiteiro Principal de Automação (MAC). O âmbito do contrato inclui o fornecimento de sistemas de automação de processos e de segurança, juntamente com serviços relacionados tais como gestão e engenharia de projecto e outras actividades de suporte. O complexo encontra-se presentemente em construção e, quando terminado, será um dos maiores até hoje executados pela ABB.

Estabelecida em Outubro de 2011, Sadara é uma Joint Venture entre a Saudi Arabian Oil Company (Saudi Aramco) e a Dow Chemical Company (Dow). Com um investimento total de cerca de 20 mil milhões de dólares, o complexo de Sadara irá ser uma das maiores unidades químicas industriais integradas a nível mundial e será a maior construída numa única fase. Espera-se o início da produção durante o segundo semestre de 2015. O complexo irá conter 26 unidades de produção de escala mundial, que irão estar completamente operacionais até ao fim de 2016, e irá produzir anualmente cerca de três milhões de toneladas de plásticos e produtos químicos de elevado valor acrescentado.

A ABB (www.abb.com) é uma empresa líder em tecnologias de energia e automação que permitem a melhoria do desempenho das indústrias e concessionárias com um menor impacte ambiental. O grupo ABB opera em mais de 100 países e possui cerca de 145 000 colaboradores.



Siga-nos nas redes sociais:

Follow us on TwitterGet LinkedInConnect on FacebookSubscribe on YouTube

Busca



ENTRE EM CONTATO