A ABB fornece rede Wi-Fi para toda a cidade de Veneza

2013-10-18 - A solução de banda larga sem fio de alto desempenho oferece acesso gratuito à Internet em uma das cidades mais famosas e visitadas do mundo
Zurique, Suíça, 17 de outubro de 2013 – A ABB, grupo líder em tecnologia de energia e automação, comissionou uma rede de banda larga sem fio de alto desempenho para a cidade de Veneza, na Itália. A rede oferece acesso gratuito à Internet para os residentes e empresas e (por uma pequena taxa) aos 22 milhões de turistas que visitam a cidade todos os anos. O contrato foi firmado como município de Veneza.

A solução Wi-Fi é composta por uma rede de nós fixos e móveis que pode lidar com mais de 200 gigabytes de dados e 40.000 assinantes por dia. É equipada com 200 roteadores mesh sem fio fornecidos pela Tropos Networks, uma empresa adquirida pela ABB em 2011, e que agora faz parte do vasto portfólio de comunicações da ABB. Os roteadores estão instalados em discretos invólucros que se misturam esteticamente com a arquitetura histórica da cidade.

Veneza é considerada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) Patrimônio Mundial da Humanidade , famosa por seus edifícios majestosos e ruas sinuosas e estreitas. Construída sobre um grupo de 118 pequenas ilhas, a cidade é separada por canais e conectada por pontes. Veneza possui uma reputação inigualável como uma cidade linda e romântica, que também a torna um dos destinos turísticos mais populares do mundo.

"Nossa solução fornece acesso Wi-Fi confiável e de alta capacidade e roaming de Internet sem falhas na desafiadora topografia desta histórica e bela cidade," segundo Brice Koch, responsável da divisão de Sistemas de Potência da ABB. "A tecnologia oferece implantação rápida e fácil e se mescla bem ao meio ambiente."

Entre as características que diferenciam a solução está a sua capacidade para alternar automaticamente entre duas frequências (2,4 e 5 gigahertz). Isso garante uma máxima intensidade de sinal e conectividade contínua, mesmo em ruas estreitas e sinuosas. Os roteadores que fornecem roaming para usuários nos ônibus aquáticos que trafegam no Grande Canal e em outras hidrovias da cidade são outro diferencial . Como residentes de Veneza viajam de barco por 30 minutos ao dia em média, a capacidade de acessar a rede é uma conveniência bem-vinda. A facilidade de instalação é outro benefício oferecido pela solução.

O projeto Veneza Wi-Fi é parte da iniciativa “Free ItaliaWiFi", iniciado por Roma, Veneza e a ilha da Sardenha. Seu objetivo é criar uma rede nacional de redes gratuitas de banda larga sem fio. A iniciativa abrange atualmente 41 redes, 2.130 hotspots Wi-Fi e 427.000 membros na Itália.

A ABB é líder de mercado em redes de banda larga sem fio que fornecem redes IP sem fio confiáveis, seguras e escaláveis para aplicações de campo em indústrias, incluindo empresas de serviços, óleo e gás, mineração, redes inteligentes e cidades inteligentes.

A ABB (www.abb.com.br) é líder em tecnologias de energia e automação, proporcionando aos clientes industriais e de concessionárias a melhoria da sua performance energética, além da redução dos impactos ambientais. O grupo ABB opera em cerca de 100 países e emprega em torno de 145.000 funcionários.

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube