ABB escreve o próximo capítulo como pioneira na tecnologia de corrente contínua de alta tensão

2017-04-25 - ABB promove mudança importante na área de cobertura e no desempenho que marcam os 20 anos da tecnologia HVDC Light®

A ABB anuncia seu último desenvolvimento na HVDC Light® (corrente contínua de alta tensão), uma tecnologia promissora em que a empresa foi pioneira há 20 anos e que possibilitou transmitir grandes quantidades de energia elétrica por enormes distâncias de forma segura, econômica e eficiente. A divisão Power Grids da ABB é o parceiro mais escolhido pelas distribuidoras de energia do mundo para construir ou melhorar a infraestrutura de energia.

Hoje, a ABB mostra que essa tecnologia é praticamente ilimitada. A próxima versão da HVDC Light da ABB possibilitará mais de duas vezes a capacidade de geração de energia atual, atingindo 3.000 megawatts (MW). As melhorias na concepção do sistema trazem uma alteração considerável no tamanho, com potencial de fornecer 350% mais energia por metro quadrado do espaço usado — um grande benefício em aplicações como energia eólica no mar ou interconexões em termos de área de cobertura da estação do conversor, seja em plataformas marítimas ou instalações em terra. Os avanços mais recentes da ABB, com a duplicação da capacidade e alcance da distribuição de energia, foram possibilitados com o desenvolvimento de dispositivos eletrônicos alimentados por semicondutor que fornecem maior controle e tornam sistemas HVDC menores mais econômicos.

“Fomos pioneiros na tecnologia HVDC nos anos 50, o que foi uma mudança de paradigma, e o nascimento do HVDC Light em 1997 foi um dos marcos mais importantes do nosso caminho para a inovação, afirmou Claudio Facchin, Presidente da divisão Power Grids da ABB. “Vinte anos após a inovação, estamos prontos para escrever o próximo capítulo dessa tecnologia, com avanços significativos que ajudam a transmitir mais energia com menos perdas e muito mais benefícios aos clientes. O HVDC é um pilar da nossa estratégia Next Level, reforçando nossa posição como principal parceiro em possibilitar redes mais sólidas, eficazes e ecologicamente corretas”.

A tecnologia HVDC Light revoluciona a transmissão de energia elétrica em larga escala por grandes distâncias, seja ela subterrânea, subaquática ou por linhas aéreas. Por sua versatilidade, ela é a solução ideal para aplicações com espaço limitado. A tecnologia permite interconexões entre países para auxiliar na integração e no balanceamento de energias renováveis e ainda facilita o comércio de energia elétrica. Ela também foi implementada para integrar a energia eólica marítima e trazer a energia à terra com estações de conversores posicionadas em plataformas marítimas.

As últimas duas décadas mostraram avanços importantes na tecnologia. A capacidade de geração de energia cresceu em quase 30 vezes, de 50 para 1.400 MW, o que é energia suficiente para alimentar milhões de casas. Os níveis de tensão saltaram de 80 para 525 kilovolts (kV), e a cobertura de distância, de 70 para mais de 1.000 quilômetros (km). Ao mesmo tempo, as perdas da transmissão foram reduzidas para menos de 1%.
Atualmente, a ABB dita o rumo do mercado com a tecnologia HVDC Light, tendo entregue 18 dos 24 projetos HVDC VSC encomendados no mundo, batendo inúmeros recordes mundiais, como por exemplo com a maior linha subterrânea, com a mais potente conexão com a energia eólica marítima e com a primeira linha aérea que implementa essa tecnologia.

Com uma maior capacidade de tensão, de até 640 kV, a tecnologia mais recente amplia a distância — duplicando para 2.000 km — possibilitando a transmissão de energia elétrica por distâncias cada vez maiores e proporcionando a integração de mais energia renovável e a criação de mais interconexões. As perdas foram reduzidas ainda mais, o que se transforma em grande redução de custos para proprietários e operadoras de sistemas de transmissão quando combinado com os avanços acima. O sistema de proteção e controle MACH mais recente da ABB Ability é mais eficiente e confiável, e as últimas estações de conversor também oferecem diversas melhorias de design e estética.

A ABB foi pioneira na tecnologia HVDC há mais de 60 anos e é a líder mundial do setor, com mais de 110 projetos de HVDC, representando uma capacidade instalada total de mais de 120.000 megawatts, cerca de metade da base instalada de todo o mundo.

Sobre a ABB – A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder nas tecnologias pioneiras de produtos para eletrificação, robótica, automação industrial e elétrica, atendendo globalmente concessionárias de energia e clientes industriais, bem como de transportes e infraestrutura. Continuando mais do que uma história de 125 anos de inovação, a ABB está, hoje, escrevendo o futuro da digitalização industrial e conduzindo a Quarta Revolução Industrial e da Energia. A ABB opera em mais de 100 países com aproximadamente 132.000 funcionários www.abb.com

Fique por dentro:

Siga-nos no TwitterParticipe do nosso grupo no LinkedInConecte-se ao FacebookInscreva-se no nosso canal no YouTube

Busca



ENTRE EM CONTATO

  • Informações para a imprensa
  • Imagem corporativa
  • www.imagemcorporativa.com.br

    Paula Janer
    Telefone: +55 11 3526-4572
    paula.janer@imagemcorporativa.com.br

    Adélia Chagas
    Telefone: +55 11 3526-4538
    adelia.chagas@imagemcorporativa.com.br

    Bárbara Pereira
    Telefone: +55 11 3526-4562
    barbara.pereira@imagemcorporativa.com.br

    Isabella Ortega
    Telefone: +55 11 3526-4588
    isabella.ortega@imagemcorporativa