ABB apoia Boliden com abordagem de serviço de longo prazo para mina de cobre na Suécia

A ABB irá fornecer serviços avançados de ciclo de vida para assegurar à Boliden operações de moagem fiáveis
O grupo ABB, líder mundial de tecnologias de energia e automação, formalizou no quarto trimestre de 2013 com a Boliden um contrato de serviços de longo prazo (LTSA, Long Term Service Agreement) para a mina de cobre de Aitik, na Suécia. Localizada na zona de Gällivare, no extremo norte do país, Aitik é a maior mina de cobre na Suécia e uma das mais eficientes minas a céu aberto a nível mundial.

O conceito de gestão de ciclo de vida da ABB é uma abordagem de negócio que, mais do que o sucesso de curto prazo, tem como objectivo a criação de valor de longo prazo para o cliente. Esta abordagem irá ajudar a Boliden a identificar riscos, tomar decisões fundamentadas e gerir a informação disponível com o propósito de aumentar a disponibilidade do equipamento da ABB de que dispõe.

O contrato engloba serviços de gestão de ciclo de vida, de diagnóstico remoto e de manutenção programada para dois sistemas de accionamento directo para moinhos de mineração (GMD, Gearless Mill Drive). Para além destes serviços, a ABB irá apoiar a Boliden com consultoria sobre actualização tecnológica para os sistemas GMD e RMD (Ring-Geared Mill Drive, accionamentos com redutores de engrenagens para moinhos) instalados. Com esta abordagem avançada de serviço de longo prazo, a ABB irá ajudar a Bolinden a prolongar a vida útil do equipamento, minimizar imobilizações não programadas e aumentar a disponibilidade dos sistemas de moagem.

A ABB e a Boliden mantêm uma relação de trabalho de há longa data: a ABB forneceu não só os sistemas GMD e RMD, mas também vários sistemas de accionamentos, motores, transformadores e o sistema ampliado de controlo de processos System 800xA em 2006.

Refere Mats Nordmark, da Boliden, “Um dos nossos fornecedores preferenciais, a ABB é agora um parceiro de serviços estratégicos de longo prazo. As equipas da ABB são altamente fiáveis e pró-activas, e confiamos na equipa de serviço para nos ajudar a aumentar a disponibilidade de sistema no processo de moagem. O conceito de um gestor dedicado de ciclo de vida facilita as nossas operações de manutenção e serviço.”

Os serviços de gestão de ciclo de vida incluem um único elemento de contacto responsável por todos os pedidos relacionados com o LTSA, um plano de comunicação, um plano de resposta a agravamentos de situações (escalation plan) e reuniões de progresso para seguimento das acções em aberto do LTSA. O contrato também abrange os serviços de diagnóstico remoto da ABB, incluindo Linha de Suporte (telefónico 24/7 e correio electrónico), resolução de avarias (apoio remoto em emergências), relatórios periódicos de manutenção e monitorização da condição dos GMD.

Concebido para o apoio a sistemas críticos complexos, os serviços de diagnóstico remoto da ABB permitem aos seus engenheiros em qualquer ponto do mundo o acesso aos sistemas GMD e a resolução de avarias: podem entrar remotamente nos sistemas, investigar os problemas e fornecer recomendações sobre os passos seguintes, ou até resolvê-los imediatamente.

Refere Remy Lanoue, Director do ABB Global Service for Mining, “O nosso LTSA com a Boliden irá aumentar o desempenho global do seu sistema e alcançar uma manutenção de excelência, assegurando ao mesmo tempo a previsibilidade dos custos de manutenção. A nossa equipa de serviço na Suécia e na Suíça irá concentrar-se durante os três anos do contrato no fornecimento do suporte requerido pela Boliden – a qualquer hora.”

A ABB (www.abb.com) é uma empresa líder em tecnologias de energia e automação que permitem a melhoria do desempenho das indústrias e concessionárias com um menor impacte ambiental. O grupo ABB opera em mais de 100 países e possui cerca de 145 000 colaboradores.

Para ajuda com termos técnicos da presente nota, p.f. consultar: www.abb.com/glossary

Siga-nos nas redes sociais:

Follow us on TwitterGet LinkedInConnect on FacebookSubscribe on YouTube

Sistema GMD ABB na Boliden Aitik

Busca



ENTRE EM CONTATO

  • Para mais informação:
  • Helder Mendonça
  • Process Automation
    Country Service Organization