A ABB vai instalar "e-houses" no valor de 10 milhões de dólares numa nova fábrica de nitrato de amónio na Austrália

2013-05-03 - As duas "e-houses" acolherão todo o equipamento eléctrico da fábrica.
A ABB, o grupo líder em tecnologias para electricidade e automação, obteve da empresa Técnicas Reunidas uma encomenda no valor de 10 milhões de dólares, para fornecer todo o equipamento eléctrico de uma nova instalação de processamento de nitrato de amónio na península de Barrup, na Austrália. A encomenda foi registada no final de 2012.

Uma vez construída, a nova fábrica será capaz de processar 760 toneladas métricas por dia de nitrato de amónio húmido, 760 de ácido nítrico, e 915 de nitrato de amónio seco. Esta fábrica será propriedade da Barrup Nitrates Pty. Ltd., uma sociedade participada pela Yara International ASA, a multinacional química norueguesa, pela Apache Corporation, líder em exploração e produção de gás e petróleo, e pela Orica, a empresa australiana líder em serviços para a indústria mineira.

Juan Carlos Fidalgo, director-geral da divisão Process Automation da ABB em Espanha, comentou: "Este projecto demonstra a capacidade da ABB para responder às necessidades dos nossos clientes - de qualquer indústria - de uma forma holística, através da concepção não só de soluções de automação, mas também de sistemas eléctricos feitos por medida, capazes de contribuírem para a melhoria dos processos industriais dos nossos clientes".

O projecto de construção da fábrica foi adjudicado à empresa Técnicas Reunidas, líder em engenharia, desenho e construção de instalações industriais, perita em grandes projectos "chave-na-mão". Por sua vez, a Técnicas Reunidas confiou à ABB a concepção e construção do pacote eléctrico da fábrica, que será constituído por duas "e-houses", um conceito inovador optimizado pela ABB, que pressupõe a inclusão de todos os equipamentos eléctricos e de controlo numa construção metálica pré-fabricada, de acordo com as especificidades de cada fábrica. Serão efectuados testes antes da entrada em serviço, por forma a garantir tanto a segurança eléctrica da instalação como o seu funcionamento em perfeitas condições. As "e-houses", para além da segurança e adaptabilidade a cada instalação industrial, contribuem para a redução dos tempos de construção, porquanto permitem desenvolver todo o pacote eléctrico da fábrica paralelamente à construção da mesma.

As duas "e-houses" da fábrica de Barrup, desenhadas, construídas e testadas integralmente pela ABB, incluirão a ligação em alta tensão em corrente alterna (HVAC), o sistema de climatização, os equipamentos de detecção de incêndio, e ainda as estruturas e equipamentos de iluminação. No interior de cada "e-house" serão instalados todos os equipamentos eléctricos necessários para o funcionamento da fábrica, como a aparelhagem de média e baixa tensão, os transformadores, tanto a seco como a óleo, os condensadores, os sistemas de alimentação ininterrupta, bem como os variadores de frequência necessários para aumentar a eficiência energética da fábrica.



Conceito de "e-house" da ABB: um único edifício metálico inclui todo o equipamento eléctrico necessário para a instalação industrial


O Grupo ABB (www.abb.com), líder em tecnologias de energia e automação, possibilita às empresas de electricidade, água e gás, e à indústria, melhorar o seu desempenho, reduzindo o impacto ambiental. O Grupo ABB opera em cerca de 100 países e emprega aproximadamente 145.000 pessoas.

Siga-nos nas redes sociais:

Follow us on TwitterGet LinkedInConnect on FacebookSubscribe on YouTube

Busca



ENTRE EM CONTATO