Duplicando a capacidade de uma subestação em zona protegida da região de Lisboa

2014-03-26 - A mais recente tecnologia de alta tensão GIS híbrida da ABB facilita a extensão rápida de subestações em áreas com restrições de espaço.

A subestação de Fernão Ferro está localizada dentro da reserva natural Rede Natura Fernão Ferro, perto da capital portuguesa. Construída em 1980 com uma capacidade instalada de 378MVA e níveis de tensão de 150/60kV, esta subestação já não conseguia responder à crescente necessidade de energia das áreas circundantes. No entanto, alargar o seu perímetro não era uma opção, uma vez que está integrada numa zona protegida.

A resposta foi uma solução de subestação compacta com a mais recente tecnologia GIS (gas-insulated switchgear) híbrida, do tipo ELK da ABB. Graças à solução híbrida ELK, a empresa de transporte de electricidade Redes Energéticas Nacionais (REN), proprietária da subestação, pôde mais do que duplicar a sua capacidade para 826MVA, o que foi facilitado pela instalação de seis painéis GIS de 420kV.

A subestação híbrida ELK é fornecida em módulos estandardizados que combinam as vantagens da tecnologia encapsulada a gás com a simplicidade da subestação isolada a ar (AIS), necessitando de um espaço cujas dimensões podem ser reduzidas até 70%. Também torna mais simples e rápida a extensão das subestações AIS com a tecnologia compacta GIS.

ELK 420kV
O contrato para a subestação de 420kV foi adjudicado à ABB em Fevereiro de 2013 para o fornecimento de seis painéis híbridos ELK-3 GIS de 420kV com módulos GIS estandardizados. A ABB também supervisionou a gestão do projecto e a coordenação de todos os parceiros envolvidos. No âmbito deste projecto chave-na-mão, a ABB foi responsável pela concepção, engenharia, gestão do projecto, fornecimento, instalação e entrada em serviço do equipamento GIS de 420kV.

A subestação de Fernão Ferro foi energizada com sucesso em Dezembro de 2013. Desempenhará um papel fundamental no aumento da segurança do fornecimento de electricidade em toda a península de Setúbal, ao mesmo tempo garantindo que a ecologia e a beleza natural da reserva não são afectadas pelas exigências de uma maior capacidade de transporte de energia.

Busca



ENTRE EM CONTATO

  • Para mais informação:
  • Carlos Caetano
  • Director
    Divisão Power Systems

    Telefone: 214 256 497