ABB marcou presença na Rio Oil & Gas 2016

2016-10-28 - Companhia traz novidades como o sistema de gerenciamento de ativos que otimizam a performance, evitam paradas de produção e promovem a redução de custos por meio de planejamento da manutenção
De 24 a 27 de outubro aconteceu no Rio de Janeiro a 18ª edição da Rio Oil & Gas 2016 Expo and Conference. Este ano, ao contrário das demais edições, a feira ocupou apenas dois dos cinco pavilhões do Riocentro. Devido a baixa no mercado no último ano, muitas empresas envolvidas em corrupção, o número de expositores foi menor que em 2014.

Porém, todos os grandes fornecedores e parceiros estiveram presença, como ABB, GE, Siemens, Aker Solutions, entre outros. Apesar de menor, para as pessoas que estão diariamente envolvidas no mercado, o setor já demonstra um começo de recuperação, lenta, mas que irá acontecer.

Um dos destaques de nosso estande, que este ano esteve localizado na entrada do pavilhão principal, ficou por conta do Condition Monitoring, uma plataforma que fornece uma infraestrutura para coletar dados de monitoramento de condição de vários equipamentos e subsistemas e utilizá-los para otimizar a operação da planta. O sistema gera alertas automáticos de acordo com a detecção das falhas, possibilitando análise por especialistas de outros locais. Integrado à gestão da manutenção (CMMS), fornece a base para o processo ideal de gerenciamento ou controle de ativos, aumentando a disponibilidade de produção,

A redução no custo de manutenção, melhoria nos indicadores de HSE, colaboração na manutenção e performance dos equipamentos entre diferentes localidades, entre outros benefícios.

Além disso, também apresentamos soluções diversas, como SKID de instrumentação e analítica, drives, ACS880 e ACS800LC, software PMS, painel de baixa tensão MNS iS, produtos a prova de explosão, além da nossa automação, modelo de turboalimentador e soluções de marine e o sistema de automação e de gerenciamento de energia, Service Port, que oferece análise avançada para avaliar a performance e a sintonia de malhas de controles. Ou seja, um portfólio abrangente foi mostrado ao público que esteve presente.

Aproximadamente 700 pessoas visitaram o estande da ABB durante os quatro dias de evento e boas reuniões e apresentações puderam ser feitas no local, inclusive com parceiros globais, como a empresa Aker Solutions, além de BR Distribuidora e Ipiranga.

Os visitantes também puderam navegar em um tour em uma refinaria, por meio da realidade virtual.

Além da presença da ABB no estande do Pavilhão 4 do Rio Centro, estivemos também na área de sessões digitais da feira. Representada pelo funcionário Carlos Teles, da divisão Power Grids, que apresentou a palestra chamada “Estudos de Viabilidade e Desenvolvimento de Redes para Fornecimento de Energia Elétrica a Plataformas Offshore de Petróleo e Gás da Bacia de Santos “, parte integrante de sua tese de mestrado na Escola Politécnica da USP - Universidade de São Paulo.

O artigo discute uma nova metodologia para a análise de viabilidade de soluções relacionadas ao suprimento energético a plataformas offshore de petróleo e gás, sobretudo no cenário nacional, e mais precisamente voltando suas discussões à Bacia de Santos. O trabalho busca promover discussões relacionadas às taxas de eficiência energética e emissão de gases danosos à atmosfera dos sistemas atuais para suprimento de energia elétrica das plataformas em águas rasas, profundas ou ultra profundas.

Para Carlos, foi uma grande honra ter seu artigo de mestrado no maior congresso da América Latina do segmento e um marco em sua carreira por apresentar este trabalho para um público altamente crítico.

Mesmo com todas as adversidades do mercado e da situação atual, o evento foi considerado um sucesso pela maioria dos funcionários e clientes presentes.

Loading...


Busca