60 anos de HVDC

2014-09-10 - O percurso da ABB de pioneiro até líder de mercado
Um olhar retrospectivo sobre a disputa entre a Corrente Contínua de Edison e a Corrente Alternada de Tesla, na chamada “Guerra das Correntes” da década de 1880, poderia levar-nos a assumir sumariamente que a questão tinha ficado resolvida de uma vez por todas, e a favor da corrente alternada.

Mas no decurso dos últimos 60 anos a corrente contínua – a níveis de tensão muito mais elevados do que Edison alguma vez imaginaria – tem estado a regressar em força. A Corrente Contínua em Alta Tensão (HVDC, High Voltage Direct Current) é agora uma parte indispensável das redes de transporte de energia eléctrica por todo o mundo e encontra-se em expansão para outros mercados.

A história da ABB está intimamente ligada com a história do transporte em HVDC. As empresas predecessoras da ABB foram pioneiras desta tecnologia e a ABB é hoje não só um firme líder de mercado, mas também a única empresa com capacidade de fornecimento da gama completa de componentes HVDC, incluindo quer serviços globais de engenharia, quer equipamentos tais como transformadores, estações conversoras, semicondutores, cabos e sistemas de controlo.

Leia aqui o artigo na íntegra.

Siga-nos nas redes sociais:

Follow us on TwitterGet LinkedInConnect on FacebookSubscribe on YouTube

Busca



ENTRE EM CONTATO

ARTIGO COMPLETO: