ABB em Portugal fornece sistemas robotizados de pintura à Volkswagen Autoeuropa

2012-12-06 - A empresa Volkswagen Autoeuropa adjudicou à ABB o fornecimento de sistemas robotizados para remodelação da linha de pintura da empresa.
A Volkswagen Autoeuropa é uma das fábricas de produção automóvel do Grupo Volkswagen, de origem alemã, instalada em Palmela, Portugal. Representando o maior investimento estrangeiro até hoje feito neste país, a unidade fabril iniciou a sua produção efectiva em 1995. O seu impacte na economia portuguesa é muito significativo, sobretudo ao nível das exportações.

No dia 27 de Julho de 2012, a administração da Volkswagen Autoeuropa formalizou a encomenda de um importante projecto de robotização de linhas de pintura, constituído por um determinado número de robôs (cerca de metade dos quais são IRB5500), que serão fornecidos pelas subsidiárias da ABB em Itália e em Portugal.


Os robôs IRB5500 vão pintar os interiores e exteriores das carroçarias, garantindo uniformidade de cadência, elevada qualidade e flexibilidade para adaptação ao trabalho em carroçarias futuras.

As equipas da ABB em Itália e da ABB em Portugal, que contaram também com o apoio da ABB na Alemanha, trabalharam em estreita colaboração desde o lançamento do caderno de encargos, efectuado em Outubro de 2011.

José Rodrigues, responsável pela área de Robótica da divisão Discrete Automation and Motion e líder da equipa portuguesa, comentou: "A adjudicação desta encomenda é, naturalmente, motivo de grande satisfação para a ABB. O objectivo seguinte, que estou certo iremos alcançar, será a finalização do trabalho com total satisfação por parte de um cliente tão importante como é a Vokswagen Autoeuropa".

Ana Figueira
Comunicação Corporativa

ENTRE EM CONTATO

  • José Rodrigues
  • Subdirector
    Robótica

    Quinta da Fonte, Edifício Plaza I
    2774-002 Paço de Arcos
    Portugal

    T. +(351) 214 256 340
    F. +(351) 214 256 250


    [

    Siga a ABB nas redes sociais


    Facebook
    Linkedin
    Twitter

    Subscreva a nossa newsletter: